Rodízio e excesso de velocidade são vilões das multas em São Paulo

No ano passado foram registradas, em média, 21 multas por minuto na cidade de São Paulo. Foram 11,1 milhões de autuações feitas pelos radares, agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e policiais militares na capital paulista. Esse número já foi superado em 2015, em apenas 6 meses a cidade já registra 12,1 milhões de autuações, 8,2% a mais que a soma de todas as infrações no ano passado.
O excesso de velocidade foi a infração mais frequente no trânsito paulistano. Foram 3,1 milhões de multas desse tipo, seguidas pelas autuações para quem desrespeitou o rodízio, com 1,9 milhão de casos. Desrespeitar a faixa de ônibus resultou em 1,2 milhão de autuações no ano passado e, desde o dia 15 de julho, passou a ser considerada uma infração mais grave e custar mais ao bolso do motorista infrator.
Além disto chama a atenção as multas indiretas, aquelas que envolvem problemas de documentação. A falta do licenciamento do veículo no prazo legal de 30 dias, por exemplo, foi o motivo de mais de 247.463 autuações no ano passado. Conduzir o veículo sem o devido registro, o licenciamento, resultou na emissão de outras 77.122 multas.
Os dados foram obtidos por meio de um levantamento feito pelo UOL com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Polícia Militar por meio da Lei de Acesso à Informação.
Por Márcio Neves, do UOL.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.