Programa brasileiro de etiquetagem de veículos chega a todas as montadoras

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que classifica e informa os consumidores sobre a eficiência e a emissão de gases de veículos foi atualizado hoje (28) com a inclusão de novas categorias e mudanças na apresentação dos dados para facilitar o entendimento dos compradores.
As mudanças foram apresentadas nesta terça pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), afixada nos vidros dos veículos, o programa classifica os modelos de veículos quanto à eficiência energética na categoria e traz outras informações, como a autonomia em quilômetros (km) por litro de combustível na cidade e na estrada, e a emissão de dióxido de carbono (CO2).
O programa, coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) engloba 795 modelos e versões de veículos e até o fim de 2016 vai chegar a 926, em 14 categorias.
O Inmetro incluiu veículos leves a diesel, que serão etiquetados a partir de 1° de maio; e duas novas categorias: picape e os microcompactos (veículos de até 6 metros de comprimento).
“Incorporamos todas as montadoras brasileiras. Até o final de 2016, devemos atender 926 veículos. A decisão de comprar um automóvel tem a ver com design mas também com a eficiência energética e o nível de emissão” disse o presidente do Inmetro, Luís Fernando Panelli César.
A classificação quanto ao consumo energético vai de A a E, em ordem decrescente do mais eficiente para o menos. De acordo com o Inmetro, a escolha entre um carro de categoria A ou outro de categoria E, por exemplo, pode gerar uma economia de até R$ 10 mil reais em cinco anos, o que pode representar entre 20% e 30% do valor do bem.
Em 2016, a classificação da emissão de gases poluentes (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio) também passou a ser exibida por meio de letras, tornando mais fácil o entendimento para os consumidores.
A tabela do programa, com a lista de todos os modelos e classificações está disponível no site do Inmetro no link Tabelas de Eficiência. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Etiquetagem Veicular.
Por Marieta Cazarré, da Agência Brasil;
Edição: Luana Lourenço.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.