Postura correta na direção é essencial para a segurança

Direção-Segura1

A postura correta permite ao motorista reagir mais rápido a qualquer imprevisto
 
O ato de dirigir exige atenção e concentração total do motorista. A postura correta, nesse caso, auxilia o condutor a reagir mais rápido diante de imprevistos e a manter o controle do veículo
 
Depois de anos de direção, muitos vícios se tornam frequentes e acabam mudando o comportamento do condutor, como é o caso de dirigir com os braços totalmente esticados, o que não é o ideal para a segurança.
 
Então, você sabe a postura correta na direção? O Portal do Trânsito te dá algumas dicas.
 
Banco do carro
 
A primeira dica é sentir-se numa posição confortável. As pernas devem estar ligeiramente dobradas e a perna esquerda esticada deve acionar todo o curso do pedal da embreagem. A coluna deve ficar totalmente em contato com o encosto.
 
Altura do volante
 
Você deve ficar atento se as suas pernas não estão muito próximas ao volante, de forma a interferir na direção. Além disso, se houver regulagem de altura, deixe o volante numa posição em que você enxergue todo o painel do veículo.
 
Posicionamento das mãos
 
Ao segurar o volante, o cotovelo tem de ficar levemente dobrado. Depois disso, imagine que no volante tenha um ponteiro de relógio. Você deve colocar as mãos na posição 10h10. Naturalmente em alguns momentos as mãos irão mudar de posição, mas nunca se deve segurar o volante por baixo.
 
Encosto de cabeça
 
O encosto de cabeça não é um equipamento dispensável. Ele tem um papel importante na segurança do condutor e passageiros, pois evita uma movimentação exagerada do pescoço e cabeça em caso de colisão, prevenindo assim lesões na coluna cervical. A recomendação é que a altura do encosto deve estar regulada no centro posterior da cabeça ou até 3 cm acima.
 
Espelhos retrovisores
 
O retrovisor é um acessório utilizado para ampliar a visibilidade dos motoristas. Normalmente os veículos possuem três espelhos retrovisores: o espelho central, que garante visibilidade traseira durante a condução e os laterais, que tem como função ajudar o condutor a enxergar fora de sua visão periférica. O retrovisor interno deve estar bem centralizado e visualizar todo ambiente da parte de trás do carro. O ajuste deve ocorrer somente após a regulagem do banco do motorista e ele deve estar acertado de modo que não haja necessidade de mover a cabeça para enxergá-lo, apenas de desviar o olhar.
 
Cinto de segurança
 
O uso do cinto, além de obrigatório, é muito importante para a segurança de todos os ocupantes do veículo. Em primeiro lugar é preciso analisar se os cintos não têm cortes e se não existem dobras que impeçam a elasticidade. Testar o travamento para ver se está funcionando perfeitamente importante. Verifique também se os cintos dos bancos traseiros estão disponíveis para a utilização dos ocupantes.
 
Para usar o cinto corretamente o motorista e passageiros devem ajustá-lo firmemente ao corpo, sem deixar folgas. O cinto nunca deve passar pelo pescoço e sim pelo ombro e meio do peito. A faixa inferior deverá ficar abaixo do abdômen (passando pelos ossos do quadril).
 
Fonte: Portal do Trânsito

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.