Pesquisa avalia transportes terrestres em todo o Brasil

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Usuários apontam atributos mais necessários nas rodovias e ferrovias brasileiras
 
Em pesquisa realizada entre março e junho deste ano, foram respondidos 89 mil questionários com itens relacionados aos serviços sob competência da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), como transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros (regular, semiurbano e fretado), ferroviário de passageiros (regular e turístico) e de cargas, exploração de rodovias federais pela iniciativa privada.
A Pesquisa de Satisfação dos Usuários é um importante instrumento de participação social e de promoção da melhoria da qualidade dos serviços prestados. Por meio dela será possível, por exemplo, identificar situações que merecem estudo mais aprofundado para a criação ou revisão de normas, bem como o aprimoramento das análises de impacto regulatório e dos critérios de priorização de projetos na Agenda Regulatória da ANTT.
Em relação ao transporte rodoviário de passageiros, os atributos considerados mais importantes no setor interestadual e internacional foram conforto, higiene e segurança. No serviço semiurbano, os mais mencionados foram conforto, segurança e pontualidade.
Usuários das rodovias federais concedidas indicaram, como mais importantes, os atributos relacionados à pista, à segurança e à sinalização. No caso do transporte ferroviário de passageiros, as questões consideradas mais relevantes foram as mesmas apontadas pelos usuários do transporte rodoviário: conforto, higiene e segurança. Já em relação às cargas transportadas pelas ferrovias, os aspectos operacionais dos serviços foram declarados como os mais relevantes pelos respondentes.
Pesquisa
A pesquisa foi aplicada pelo Instituto Análise em todo o território nacional para conhecer as opiniões e expectativas dos usuários a fim de aprimorar o planejamento das ações regulatórias e fiscalizatórias da Agência. Os resultados foram, então, consolidados pela ANTT este mês.
Transporte rodoviário de passageiros – Corresponde ao modal que representa a maior amostra da pesquisa de satisfação, com mais de 74 mil questionários aplicados. Ao todo, 212 empresas foram avaliadas, com entrevistas em 863 linhas.
Rodovias federais concedidas – As entrevistas com os usuários de rodovias federais concedidas foram realizadas pessoalmente com 7.184 condutores de veículos leves e 4.763 condutores de veículos pesados. Ao todo, foram avaliados 49 trechos de 14 concessionárias.
Transporte ferroviário de passageiros – As entrevistas foram realizadas pessoalmente nas estações, com 476 usuários do serviço regular e 2.570 usuários do serviço turístico. No serviço regular, foram avaliados os dois trechos em que há prestação desse tipo de transporte (Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas). O serviço turístico, por sua vez, foi avaliado em 14 trechos.
Transporte Ferroviário de Cargas – Onze malhas ferroviárias foram avaliadas por meio de questionários eletrônicos de autopreenchimento, disponibilizados via internet aos representantes das empresas usuárias dos serviços.
Qualquer manifestação sobre a pesquisa deve ser registrada na Ouvidoria da Agência por meio do telefone 166 ou pelo endereço eletrônico [email protected]. As demandas serão analisadas e respondidas pela equipe técnica responsável.
Confira a íntegra da pesquisa aqui.
Com informações da ANTT e Agência CNT de Notícias
 
Fonte: Portal do Trânsito

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