Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014

lancamentos-2014-4-700x437

Por Auto Press

Em 2013, quem deu o ritmo do mercado automotivo brasileira foi o Inovar Auto, que redefiniu cotas de importação de veículos e atraiu investimentos para a indústria nacional. Por conta dessa mesma política governamental, os próximos 12 meses reservam novidades palpáveis em praticamente todos os segmentos.
“Mas o aumento da taxa de juros previsto para 2014 deve segurar a expectativa de vendas, hoje na casa do 1% para o próximo ano”, pondera Flavio Meneghetti, presidente da Fenabrave. Oficialmente, através de seu presidente Luiz Moan Yabiku Junior, a Anfavea projeta que “a elevação do IPI a partir de janeiro, conforme já sinalizou o Ministro da Fazenda Guido Mantega, elevará os preços dos veículos”. Ainda assim, as previsões indicam quase 4 milhões de unidades emplacadas em 2014. “Com o empurrão dado pelo Inovar Auto, o aumento da competição vai ser benéfico para os brasileiros”, acredita Pedro Chaves, diretor de vendas da Nissan do Brasil.
lancamentos 2014 14 700x466 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
Em um mercado dominado pelos modelos pequenos, são eles que concentram as maiores novidades previstas para o próximo ano. A Volkswagen deve puxar a fila dos lançamentos importantes com o Up. Ele entra no lugar do antiquado Gol G4 e assumirá o posto de carro mais barato da marca no Brasil. O carrinho passou por adaptações para o mercado brasileiro, como o aumento do entre-eixos e a tampa do porta-malas de chapa – em vez da inteiramente em vidro do modelo europeu –, para baratear o projeto. Sua produção no Brasil tem muito a ver com as novas regras automotivas brasileiras.
“O Inovar Auto é fundamental para a inclusão do Brasil nas estratégias globais da Volkswagen”, reforça Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. Enquanto isso, a Ford prepara para 2014 o novo Ka, que muda radicalmente e se torna um hatch compacto de quatro portas e porte semelhante ao Fiesta.
lancamentos 2014 9 700x466 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
Próximo dessas instalações do grupo francês, a Nissan ergue em Resende sua segunda fábrica no Brasil, onde vai produzir o March – que hoje vem do México. O modelinho ganhará também a primeira reestilização já mostrada na Europa, com mudanças nos para-choques – que receberam vincos e arestas mais pronunciados.
Além do hatch, o Versa também se tornará nacional – outros carros serão feitos em Resende, mas ainda não foram definidos. “Após essa etapa, claro, iremos ampliar nossa linha de produtos com novos lançamentos”, tergiversa o diretor de vendas da marca, Pedro Chaves.
lancamentos 2014 12 700x537 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
A Renault deve estender ao Sandero a mesma profunda reestilização aplicada em novembro ao Logan. O hatch ganha visual mais interessante e interior mais bem acabado, para – assim como o sedã – espantar de vez o ar de “Leste europeu” da primeira geração. A linha de motores será a mesma de agora, com o 1.0 de 80 cv e um 1.6 litro de 106 cv. Já a chinesa Chery inicia em julho a produção dos modelos Celer e QQ em Jacareí, região metropolitana de São Paulo. Da nova unidade também sairão motores de 1.0 e 1.5 litro.
Além dos compactos de passeio, também surgirão novidades entre os pequenos utilitários. A Peugeot irá se inserir com o 2008 e tentar pegar uma “casquinha” das vendas do líder Ford EcoSport. O modelo é baseado no hatch 208 e será produzido na fábrica da PSA em Porto Real, no Sul Fluminense – de onde também sai o “colega” de plataforma Citroën C3.
lancamentos 2014 13 700x466 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
No segmento imediatamente acima, o dos médios, as novidades se concentram ao redor dos sedãs líderes da categoria. A Toyota começa a fazer em Sumaré a nova geração do Corolla – com visual bem diferente e mais tecnologia, ainda que mantenha a mesma base do modelo atual.
A Honda, por sua vez, deverá mexer no visual do Civic, que adota as linhas já vistas no modelo norte-americano, com um ar ligeiramente mais agressivo. A fabricante de Indaiatuba, inclusive, fará por aqui já no ano que vem as novas gerações do monovolume Fit e do sedã City – este já apresentado na Índia. A nova fábrica de Itirapina, no entanto, fica para 2015.
lancamentos 2014 5 700x437 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
O ano de 2014 também deve se manter agitado na “alta roda”. “Acreditamos que o mercado de luxo tem espaço para continuar crescendo em 2014, mais que a indústria de um modo geral”, afirma Martin Fritsches, diretor de vendas da BMW para o Brasil. A própria BMW irá trazer a nova Série 2, além da Série 4 nas variantes cupê e conversível, junto dos esportivos M3 e M4. Em outubro – época do Salão do Automóvel de São Paulo – é a vez do elétrico i3, a maior novidade da marca para o ano.
Depois do lançamento da pedra fundamental de sua nova fábrica em Araquari, em Santa Catarina, a marca bávara irá investir no crescimento de sua rede de concessionárias. “Também vamos continuar investindo no aumento da rede” conclui Fritsches. Dos atuais 40 pontos de venda, a BMW quer encerrar 2014 com 52, que já venderão desde outubro as primeiras unidades dos carros da marca fabricados em Araquari. A Mercedes-Benz terá as novas Classes C e S, o crossover GLA e o sedã esportivo CLA. A concorrente Audi também lança no início do ano o A3 sedã, modelo que será nacionalizado em 2015.
lancamentos 2014 11 700x525 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
Mesmo as marcas de luxo de menor volume também terão novidades no mercado. A Porsche começa a trazer seu menor utilitário, o Macan. O modelo, que compartilha plataforma com o Audi Q5, chega nas duas versões com motor a gasolina, um V6 de 3.0 litros biturbo com 330 cv na variante mais simples, ou o mesmo motor com 400 cv no Macan S.
A Maserati é outra a crescer no Brasil com o lançamento do Ghibli, seu sedã de porte médio-grande e maior volume de produção. A Mini também venderá no Brasil a nova geração de seu icônico hatch. O modelo foi totalmente reformulado, inclusive debaixo do capô. Sai de cena o motor Prince, desenvolvido em conjunto com a PSA, e entram um 1.5 litro turbo de três cilindros e 134 cv na versão mais simples e um 2.0 litros de quatro cilindros e 190 cv no Mini Cooper S.
lancamentos 2014 8 700x466 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
Embora não pertença ao seleto grupo de marcas “premium”, a Kia vai apostar no luxo do Quoris. Previsto para desembarcar no Brasil em abril, o sofisticado sedã vem com motor V8 e compartilha plataforma com o Hyundai Equus já oferecido por aqui. Será seguido pelo renovado Soul, que chega no mês seguinte. O “carro design” da marca coreana cresceu em tamanho e ganhou tecnologia, com direito a central multimídia com tela sensível ao toque e partida por botão.
O próximo ano realmente promete muitas novidades, entre carros totalmente novos e reformulações de modelos já existentes. E os anos seguintes prometem mais. “As projeções de crescimento da produção e do mercado brasileiro para os próximos anos mostram que podemos chegar a 2017 com um excesso de capacidade em torno de 40%, considerando as estimativas de crescimento do PIB e vendas totais no mercado doméstico”, alerta Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos para Ford América do Sul.
lancamentos 2014 10 700x466 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
Ou seja, as previsões são de tempos difíceis para a indústria automotiva nacional, com elevada capacidade ociosa causada pelo excesso de concorrência no setor. O que poderá indicar um cenário mais favorável ao comprador – que, com a ampliação da oferta, poderá barganhar como nunca.
lancamentos 2014 1 700x494 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014

Lançamentos previstos para 2014

– Audi A3 sedã
– BMW i3
lancamentos 2014 2 700x465 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
– BMW Série 2
– BMW Série 4
– BMW Série 3 nacional
– BMW M3 e M4
– Chery Celer nacional
lancamentos 2014 3 700x508 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
– Ford Ka
– Honda Fit
– Honda City
– Honda Civic reestilizado
– Kia Soul
lancamentos 2014 6 700x512 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
– Kia Quoros
– Maserati Ghibli
– Maserati Quattroporte
– Mercedes-Benz Classe C
lancamentos 2014 7 700x474 Perspectivas conservadoras dominam virada do ano, mas lançamentos importantes darão o tom de 2014
– Mercedes-Benz Classe S
– Mercedes-Benz GLA
– Mercedes-Benz CLA
– Mini Cooper
– Nissan March nacional
– Nissan Versa nacional
– Peugeot 2008
– Porsche Macan
– Renault Sandero
– Toyota Corolla
– Volkswagen Up
 
Fonte: Notícias Automotivas

Translate »