Película solar torna carros elétricos autossuficientes

De Ciclo Vivo

As células solares podem cobrir de 3,5 a 7,5 metros quadrados dos carros.

Película solar torna carros elétricos autossuficientes
Foto: Divulgação – A energia gerada diariamente é suficiente para rodar, em média, 80 quilômetros.

A empresa chinesa Hanergy é especialista na fabricação de painéis fotovoltaicos. A novidade agora é a criação de películas tão finas que poderiam ser aplicadas em carros elétricos, tornando-os autossuficientes, pelo menos para trajetos curtos e médios.
A tecnologia foi apresentada no último final de semana, já aplicada a uma série de carros elétricos fabricados em uma parceria com a montadora Foton Motor.
A linha possui quatro modelos, destinados a diferentes perfis de usuários, mas todos com a opção de produzirem a própria energia usada para o seu funcionamento.
A novidade representa um passo adiante no setor automotivo. Se os veículos elétricos plug-ins ainda enfrentam dificuldades devido ao tempo necessário para recargas e à falta de postos para o abastecimento, as placas fotovoltaicas específicas para automóveis soluciona esses problemas, ao mesmo tempo em que garante economia e maior autonomia aos usuários.
De acordo com a Hanergy, as células solares podem cobrir de 3,5 a 7,5 metros quadrados dos carros.
Por ter conversão média de 31,6%, com uma exposição solar de cinco a seis horas por dia, os veículos são capazes de gerar entre oito e dez quilowatts/hora de energia diariamente, o suficiente para rodar, em média, 80 quilômetros.
Nos modelos atuais, mesmo nos carros elétricos mais eficientes, as recargas levam horas e garantem autonomia de, no máximo, 350 quilômetros.
Fonte: ello Sustentável

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.