Para recuperar o espaço no mercado

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O EcoSport, que inaugurou a categoria de SUVs compactos no país e por mais de uma década superou em vendas os poucos concorrentes, está atualmente em posição intermediária no mercado – no primeiro semestre deste ano, a média mensal de emplacamentos foi de 2.300 unidades. Diante de rivais mais jovens, restou ao fabricante modernizar seu produto: a Ford afirma que pretende voltar a disputar a liderança do segmento.

Não se trata de uma nova geração, e sim de uma reestilização da carroceria, mas acompanhada de avanços na lista de equipamentos e no interior, que chegam na linha 2018. O painel foi totalmente redesenhado, mas a maior mudança está sob o capô: o EcoSport é o primeiro modelo da Ford a ser movido por um inédito motor 1.5 de três cilindros e 12 válvulas, capaz de gerar 137 cv de potência com etanol e 130 cv com gasolina, além de 16,1 kgfm de torque com o primeiro combustível e de 15,6 kgfm com o segundo. Esse propulsor substitui o 1.6 16V da linha Sigma.

As versões top de linha mantêm o 2.0 16V, mas em uma versão mais evoluída, com injeção direta de combustível, que elevou a potência para 176 cv com etanol e 170 com gasolina, e o torque para 22,5 kgfm com o combustível vegetal e 20,6 kgfm com o derivado do petróleo.

Ambos os propulsores têm bloco de alumínio e duplo comando de válvulas variável e dispensam subtanque de partida a frio. Eles são associados a um câmbio automático de seis marchas, que substitui o automatizado de dupla embreagem PowerShift; o de menor cilindrada pode ser acoplado também a um manual de cinco velocidades. No mais, apenas a suspensão foi recalibrada.

Equipamentos
Desde a versão de entrada SE, o EcoSport vem com rodas de liga leve de 15 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, faróis de neblina, alarme, sensor de ré e central multimídia com tela touch de 6,5 polegadas, Bluetooth, duas entradas USB e conectividade para Android Auto e Apple CarPlay. A Ford reforçou os itens de segurança: há sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), controles de estabilidade, tração e anticapotamento, assistente de partida em rampa e ganchos Isofix para cadeirinhas.

A intermediária FreeStyle acrescenta rodas de 16 polegadas, controlador de velocidade, faróis com luzes de rodagem diurna em LEDs, ar-condicionado digital, tela multimídia de oito polegadas e câmera de ré.

A top de linha Titanium adiciona rodas de 17 polegadas, teto solar, chave presencial com botão de partida, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado na traseira, bancos em couro, retrovisor eletrocrômico, faróis de xênon, sensor de chuva e sistema de som com nove alto-falantes.

Acabamento melhora; desempenho é mediano
Em um breve test drive de aproximadamente 40 km com a versão FreeStyle, foi possível constatar que as mudanças promovidas pela Ford fizeram bem ao EcoSport. O interior ficou mais agradável, e o novo quadro de instrumentos, herdado do Focus, permite melhor leitura. Os bancos dianteiros, que também foram reprojetados, mostraram-se bastante confortáveis. Já o acabamento está mais vistoso, com plásticos de diferentes texturas e superfície emborrachada na parte superior do painel, mas ainda foi possível notar algumas falhas de montagem, como peças desalinhadas.

Em movimento, o que agradou no SUV compacto foi o novo motor 1.5, que funciona sem vibrações ou ruídos excessivos. Ele se mostrou entrosado com o câmbio automático, que também é suave e traz paddle shifts no volante para trocar as marchas sequencialmente. O desempenho é mediano: não empolga, mas tampouco deixa a desejar.

PREÇOS
EcoSport SE 1.5 manual. R$ 73.990
EcoSport SE 1.5 automático. R$ 78.990
EcoSport FreeStyle 1.5 manual. R$ 81.490
EcoSport FreeStyle 1.5 automático. R$ 86.490
EcoSport Titanium 2.0 automático. R$ 93.990.

Por Alexandre Carneiro, do Jornal O Tempo.

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