Novo presidente da Ford conta com veteranos para retomar lucros

James Hackett, nomeado presidente-executivo na segunda-feira, disse que quer simplificar a hierarquia da Ford e acelerar a tomada de decisões

Bangalore/Detroit – A Ford remodelou sua chefia e trouxe de volta um ex-executivo do Uber, indicando que seu novo presidente-executivo vai apostar em veteranos em vez de novos talentos.

James Hackett, nomeado presidente-executivo na segunda-feira(22/05), disse que quer simplificar a hierarquia da Ford e acelerar a tomada de decisões, já que a segunda maior fabricante automotiva dos Estados Unidos enfrenta ameaças da tecnologia de direção autônoma do Vale do Silício e o retorno da rival General Motors em seus mercados tradicionais.

A Ford contratou Sherif Marakby como novo vice-presidente para desenvolver veículos autônomos e elétricos. Marakby também veio do Uber, onde foi vice-presidente do programa global de veículos.

O executivo entrou no Uber em 2016, após mais de 25 anos no setor de carros híbridos e elétricos da Ford.

Raj Nair, atual vice-presidente de desenvolvimento de produto e diretor técnico da Ford, assumirá a presidência na América do Norte. Ele também será responsável pelas operações que geram cerca de 90 por cento do lucro global da Ford.

A Ford também nomeou o diretor de operações europeias Steven Armstrong como líder na Europa, Oriente Médio e África e Peter Fleet, encarregado das vendas e marketing da empresa na região da Ásia-Pacífico, como responsável na Ásia-Pacífico e China.

Hackett, que substitui Mark Fields, é o mais recente de uma linha de executivos de fora da empresa com a orientação de mudar a cultura de gestão em uma das mais antigas montadoras.

As ações da empresa caíram cerca de 36 por cento desde que Fields assumiu há três anos, no auge da recuperação da indústria automotiva dos EUA desde a crise da última década.

Fonte: Exame.com

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.