Em 2014, Brasil ultrapassa pela 1ª vez marca de 6 milhões de turistas

Turistas na Cataratas de Foz do Iguaçu
Turistas na Cataratas de Foz do Iguaçu

O Brasil superou, em 2014, pela primeira vez, a marca de 6 milhões de visitantes estrangeiros. A informação do Anuário Estatístico de Turismo 2015, divulgado pelo Ministério do Turismo nesta semana.

Segundo a publicação, visitaram o Brasil no ano passado 6,4 milhões de pessoas, uma expansão de 10,6% em relação ao movimento de 2013, quando haviam sido 5,8 milhões de turistas.

O ministrio avalia que a Copa do Mundo, realizada entre junho e julho de 2014, foi decisiva para o aumento no fluxo de turistas. Em junho, a chegada de visitantes saltou de 350 mil em 2013 para pouco mais de 1 milhão no ano passado.

“Megaeventos são excelentes catalisadores do aumento no fluxo turístico dos destinos, mas, para mantermos um crescimento consistente, temos de atacar questões estruturais e encarar o turismo com profissionalismo no Brasil”, disse, em comunicado, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Ainda que tenha evoluído e ultrapassado a marca de 6 milhões de turistas, o Brasil ainda está longe das primeiras posições no ranking de maiores destinos turísticos do mundo. A França, país que lidera a lista, recebeu quase 84 milhões de pessoas em 2014.

HERMANOS
O relatório do Ministério do Turismo especificou ainda os países que mais enviam turistas para o Brasil e as principais portas de entrada do país.
A Argentina manteve o primeiro lugar no ranking de emissores de turistas –1,7 milhão de argentinos vieram para cá no ano passado. Em seguida na lista vêm os Estados Unidos (656 mil turistas) e o Chile (336 mil).
Em relação ao meio de transporte, 70,6% das pessoas chegaram ao Brasil de avião; outras 27,3% usaram estradas.
Como reflexo disso, os Estados que mais serviram de porta de entrada do país foram São Paulo –onde fica o aeroporto de Guarulhos–, que recebeu 2,2 milhões de estrangeiros, Rio, por onde vieram 1,6 milhão de pessoas, e o Rio Grande do Sul, vizinho da Argentina, porta de entrada de 907 mil turistas.
 
 
Folha.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.