Melhor solução para o conjunto pneu e roda de seu blindado

Como já mencionado em matérias anteriores, muito se ouve de forma bastante incorreta, a respeito de blindagem de pneus ou rodas.

Atualmente não existe alguma tecnologia disponível para aplicação comercial em maior escala, que de fato promova a blindagem do pneu. O dispositivo mais comum oferecido pelas blindadoras é a famosa Cinta de Roda, que trata-se de um acessório instalado no interior da roda, de forma a ocupar o sulco interno que facilita a montagem e desmontagem do pneu.

Confeccionada normalmente em aço inoxidável, a Cinta de Roda ao cobrir o sulco interno da roda, evita que em uma situação de risco devido a um pneu estar totalmente despressurizado (vazio), ao tracionar o veículo o pneu se solte com facilidade da roda e seja  totalmente perdida a capacidade de movimentação do veículo pela falta de tração entre roda e solo (ausência do pneu).

Algumas outras soluções também são oferecidas por blindadoras, como o acessório chamado Flats Over, que segue o mesmo princípio de fixação da cinta de roda, no entanto é composto basicamente por uma cinta de borracha bastante espessa que é montada da mesma forma que a cinta de roda, por sobre o sulco interno. A vantagem deste dispositivo é que caso o pneu perca a pressão interna, a banda de rodagem se apoiará sobre a cinta de borracha que proporcionará ao pneu uma melhor condição de rodagem emergencial e consequentemente por uma maior distância.

No entanto, a melhor solução ao pensarmos em veículos blindados, é aquela cujo veículo faz o uso de pneus com tecnologia Run Flat. Os pneus com tecnologia Run Flat possuem uma composição especial em suas bandas laterais que promovem a auto-sustentação mesmo quando se encontram despressurizados.

Alguns veículos já vem equipados de fábrica com esta tecnologia, dispensando inclusive o uso de estepe (pneu reserva). O funcionamento dos pneus em um caso de perda da pressão interna é tão eficiente, que este tipo de tecnologia exige a indicação da pressão dos pneus ao condutor, pois o mesmo pode não perceber e transitar com o veículo desta forma, reduzindo a vida útil dos mesmos.

Caso deseje adquirir um veículo blindado e entenda que a evasão em uma situação de emergência possa ser algo muito crítico, avalie a possibilidade de substituição dos pneus de seu veículo por outros com a tecnologia Run Flat. Sem dúvida a melhor solução para um veículo blindado no que se refere ao sistema de rodas e pneus.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.