GM assume liderança de vendas em outubro

GM

De Automotive Business

O título da Fiat de marca líder de vendas do mercado brasileiro está ameaçado. Em outubro a empresa foi superada pela General Motors, que subiu para a primeira posição puxada pela boa performance do Chevrolet Onix no mercado nacional. A montadora vendeu 30,3 mil carros no país no período, respondendo por fatia de 16,4% do mercado. Enquanto isso, os licenciamentos da Fiat chegaram a 29,4 mil unidades, o que garantiu à fabricante italiana market share de 15,9% no mês.
Além do Onix, as vendas da GM foram impulsionadas pelo Prisma, que chegou à quinta colocação no ranking nacional, com 6,2 mil emplacamentos. Apesar de ser ultrapassado, o sedã ficou na frente de carros como o Ford Ka e o Fiat Uno. Outro reforço para a performance da marca veio da S10, terceira picape mais vendida do Brasil em outubro, com 2,4 mil unidades, atrás apenas da Fiat Strada e da Volkswagen Saveiro.
A terceira colocação do ranking de vendas foi da Volkswagen, que respondeu por 13,8% do total vendido no mercado interno no mês, com 25,6 mil carros. A segunda surpresa de outubro foi a evolução da Hyundai, que desbancou a Ford e entrou para o grupo das quatro marcas mais vendidas do Brasil. A companhia entregou 16,9 mil veículos e garantiu presença de 9,1% nas vendas.
O compacto da marca, o HB20, foi o segundo carro mais negociado em outubro, atrás do Chevrolet Onix e à frente do Fiat Palio, que caiu para a terceira colocação. O modelo da fabricante coreana teve 9,7 mil emplacamentos. O bom resultado foi puxado por volume expressivo de vendas tanto no varejo quanto nos negócios diretos, aqueles fechados entre a montadora e frotistas, como locadoras de automóveis.
Apesar de ter perdido a liderança em outubro, a Fiat permanece em primeiro lugar no acumulado dos 10 meses do ano, com 372,1 mil carros. A General Motors ocupa a segunda colocação com diferença de 52 mil unidades.
Em seguida, na terceira posição, aparece a Volkswagen, com 308,8 mil veículos vendidos, seguida pela Ford, com 217 mil emplacamentos. Ao menos no acumulado do ano a marca norte-americana garante vantagem expressiva sobre a Hyundai, que está na quinta colocação com 168,5 mil licenciamentos.
A Renault foi a sexta marca mais vendida do País entre janeiro e outubro, com 148,5 mil carros. O ranking das 10 maiores fica completo com as japonesas Toyota, Honda, Nissan e Mitsubishi, que aparecem em seguida.
Entre os carros, o Fiat Palio garantiu a primeira colocação nos 10 meses do ano, com 100,2 mil emplacamentos. A diferença, no entanto, é pequena na comparação com o Chevrolet Onix, de apenas 1,3 mil unidades, o que aumenta o risco de a situação mudar até o fechamento do ano. O Hyundai HB20 foi o terceiro carro mais vendido, seguido pelo Ford Ka e pelo Volkswagen Gol.
Fonte: ABLA

Translate »