Falha em airbag japonês já matou três pessoas; veja os carros em recall

O governo americano emitiu um alerta para os donos de carros equipados com um tipo de airbag japonês. Uma falha matou três pessoas nos Estados Unidos. No Brasil, três montadoras convocam recall para substituir esse item.
O comunicado do órgão regulador do trânsito americano pede que donos de modelos de seis montadoras atendam aos recalls e compareçam imediatamente às concessionárias para a troca dos airbags.
Segundo a mensagem, o modelo fabricado pela companhia japonesa Takata apresenta problemas na hora de inflar. Em caso de acidentes, as bolsas podem perfurar o pescoço dos ocupantes em vez de protegê-los.
O aviso foi destinado a quase 5 milhões de consumidores nos Estados Unidos, onde três mortes foram confirmadas por causa da falha. No mundo todo, 11 montadoras usam o modelo japonês de airbags.
No Brasil, Toyota, Honda e Nissan já convocaram clientes para trocas do airbag, por problemas semelhantes. Os recalls foram emitidos há pelo menos três meses, mas a procura ainda é pequena.
Juntas, as três montadoras esperam trocar 53 mil airbags de graça. Mas apenas mil consumidores fizeram a troca.
“Não é um risco só para o dono do carro, é um risco também para as outras pessoas que circulam em torno deste veículo. Então, que as pessoas fiquem atentas aos recalls, verifiquem se os seus carros estão dentro deste chamamento e atendam o mais rápido possível”, disse Maria Augusta Cardoso, coordenadora regional Procon-SP.
Devem comparecer às concessionárias donos de modelos:
Honda Civic, produzido de 2001 a 2003 e de 2012 aos modelos 2015 vendidos esse ano;
Honda CRV, fabricado em 2002, 2003 e em 2012; Toyota Corolla, produzido em 2002 e 2003;
Nissan Pathfinder, fabricados no Japão de 2001 a 2003.
Do G1.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.