CNH para estrangeiros tem aumento de 196% em 5 anos em SP

cnh

De G1 Notícias

Em 2013, a cada 100 novos motoristas, três eram de outros países. Aumento estimulou autoescola a investir em estrangeiros.
 
O total de carteiras nacionais de habilitação (CNH) emitidas em São Paulo para estrangeiros aumentou 196% nos últimos 5 anos, segundo levantamento do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran). A cada 100 novos motoristas habilitados em São Paulo em 2013, três eram pessoas de outros países.
 
O crescimento do mercado levou até que autoescolas investissem na preparação desse segmento: não se assuste se encontrar pelas ruas da cidade de São Paulo alunos dirigindo carros adesivados exclusivamente em outro idioma.
 
Em 2009, a cidade de São Paulo registrava 1.539 motoristas estrangeiros. Em 2013, esse número passou para 4.559. Atualmente, o número de CNHs registradas para estrangeiros na capital paulista é de 113.725. Uma delas é a do vendedor Zhou Huafu, de 25 anos. Nascido em Fujian, uma província da China, ele aprendeu a dirigir no Brasil em 2011. “Aqui tem mais carro do que pessoas, e muito trânsito”, afirma.
 
Ao menos para dois dos estrangeiros recém-habilitados ouvidos pelo G1, o comportamento dos motoristas assusta. A estudante Suzy Lee, de 21 anos, que também aprendeu a dirigir nas ruas de São Paulo, diz que na Coréia as pessoas lidam de maneira diferente com eventuais problemas no trânsito. “O pessoal lá respeita um pouco mais. Eu nunca vi, por exemplo, os caras pararem para brigar”, disse.
 
Já para Huafu, o que o impressionou foi o grande número de idosos dirigindo, algo incomum em seu país de origem. “Aqui tem muita gente de 60, 70 anos dirigindo. Na China quase não tem, não é costume idoso dirigir”, explica.
 
Nicho de mercado
O aumento na emissão das CNHs para estrangeiros fez também com que autoescolas passassem a investir mais nesse público. Como é o caso da autoescola 25 de Março, localizada na Avenida Prestes Maia, na região Central de São Paulo.
 
Lá, os carros têm um detalhe curioso: o nome e as informações estão em mandarim. Doraci, a proprietária, explica que a tática foi utilizada para ajudar os chineses, seu maior público depois dos brasileiros, a compreenderem melhor qual é o serviço prestado pela autoescola. “Nós escrevemos para explicar melhor o serviço”, disse. Doraci afirma que, nos automóveis, está escrito “nós ensinamos chineses a dirigir”.
 
O público, no entanto, não se restringe aos chineses. Doraci explica que a autoescola recebe as mais diferentes nacionalidades. “A gente atende coreanos, libaneses, indianos, peruanos”, conta. Segundo ela, a diversidade de nacionalidades atendidas se dá pela própria região, que conta com um grande número de estrangeiros. A descoberta do mercado foi progressiva. “Faz 13 anos que temos a autoescola aqui. De repente, nós começamos a ficar conhecidos, um foi falando para o outro”, afirma a proprietária.
 
Habilitação para estrangeiros
De acordo com o Detran-SP, todo motorista já habilitado no exterior pode dirigir no Brasil, desde que sejam de um país signatário da Convenção de Viena ou que atenda ao princípio da reciprocidade.
Passados 180 dias de permanência no Brasil, o estrangeiro deve procurar o Detran para obter uma habilitação provisória. Entre os documentos, ele vai precisar  a habilitação de seu país de origem, dentro da data de validade, um documento de identificação pessoal, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) permanente, provisório ou temporário, e o passaporte ou documento que comprove a data de entrada no país.
 
Mais informações sobre o procedimento de emissão de habilitação para estrangeiros podem ser obtidas através do telefone 11 3322-3333, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h ou pelo site do Detran http://www.detran.sp.gov.br
 
Fonte: Portal do Trânsito

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.