Cidades adotam junho como o mês da manutenção preventiva do carro

bateria-do-carro_web-300x209

A data visa conscientizar motoristas sobre a importância da manutenção preventiva para garantir um trânsito mais seguro e faz parte do calendário oficial das cidades de São Paulo, Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Vitória (ES), Ponta Grossa (PR), Boa Vista (RR) e o Estado do Paraná. Nos EUA a data é comemorada em abril e em maio no Canadá
 
A falta de manutenção é um problema recorrente em vários países, incluindo o Brasil. Nos EUA, onde há anos existe o movimento chamado National Car CareMonth (NCCM) comemorado em abril, quando são realizadas inspeções veiculares gratuitas para checagem de itens de segurança em todo o país revela que os motoristas negligenciam a manutenção seus carros. Dados de 2014 revelam que 84%dos veículos precisam de manutenção, aumento de 5% em relação ao ano anterior. Lá a data é abril porque coincide com o fim do inverno e chegada da primavera, quando os norte-americanos pegam estrada para curtir o clima ais quente.
 
No Brasil, o Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis foi criado por meio de projeto de lei municipal 14.274, na cidade de São Paulo, em março de 2007, para instituir junho como a data no calendário oficial, mês que antecede as férias escolares.
 
A iniciativa também foi adotada nas cidades de Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Vitória (ES), Ponta Grossa (PR), Boa Vista (RR) e o Estado do Paraná. Há também um projeto de lei em tramitação, na Assembleia Legislativa, para instituir a data em todos os municípios do estado paulista.
 
Nessas localidades, na ocasião, é realizada uma série de eventos que mobilizam os reparadores da região para promoverem uma grande ação de conscientização junto ao motorista.
 
Revisão de férias
 
O motorista deve ter cuidados básicos com o veículo para garantir o seu bom funcionamento. Antes de sair para viajar, é importante fazer a revisão em itens de segurança do veículo que, além de contribuírem para prevenção de acidentes. O programa Carro 100% / Caminhão 100% que visa conscientizar os motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo recomenda fazer o check-list de segurança, de acordo com a norma ABNT 14624 de inspeção veicular. Com o lançamento do aplicativo Carro 100%, fica mais fácil de saber o período correto das revisões de sistemas de suspensão, freio, iluminação, entre outros. Disponível gratuitamente nas versões Android e IOS para smartphones, ao preencher os dados do veículo (modelo, marca, ano e quilometragem média mensal), o motorista saber como está o estado de vários itens do veículo, além de receber avisos sobre as revisões necessárias.
 
Levando o veículo em uma oficina de confiança para checar todos os itens citados acima, o motorista previne quebras inesperadas, garante a segurança no trânsito, melhora o desempenho e diminui o excesso de consumo de combustível provocado por motor desregulado e a falta de manutenção adequada, deixando de trocar peças, como filtro de ar, no prazo determinado pelo manual do fabricante.
 
Dicas e informações sobre manutenção preventiva de veículos podem ser obtidas pelo site: www.carro100.com.br .
Fonte: Portal do Trânsito

Translate »