Chip vendido nos EUA conecta carro, mas também bloqueia celular

Um aparelho de US$ 99 (quase R$ 300) vendido nos Estados Unidos, pela internet ou em grandes lojas de produtos eletrônicos, promete conectar qualquer carro fabricado a partir de 1996 a um smartphone (qualquer iPhone a partir do 5; ou qualquer celular Android acima do 3.0) transformando-o em um modelo mais “completo”, com computador de bordo avançado e funções de segurança de fábrica só presentes em modelos que estão sendo lançados agora em 2015.
Chamado “Automatic”, o aparelho (que na verdade e um chip de diagnóstico com conexão Bluetooth), diz ser capaz de monitorar dados do carro e repassá-los ao celular por meio do aplicativo “YourMechanic”, oferecendo informações de condução, segurança (ele afirma ser capaz até mesmo de discar para serviços de emergência em caso de acidente, assim como faz o novo Ford Focus) e de consumo.
Apesar disso, o Automatic tem uma função curiosa para um dispositivo cuja maior premissa é a de tornar um carro um grande “aparelho inteligente”: ele promete bloquear automaticamente as funções de ligação, mensagem e internet quando o aparelho estiver conectado ao carro. Na prática, nada que possa tirar a concentração do motorista no trajeto deverá funcionar.
Mecânico digital
O chip Automatic é um mini-computador de diagnóstico, uma espécie de versão reduzida dos utilizados por técnicos de grandes oficinas mecânicas e concessionárias — com o uso de um adaptador, a conexão do chip é feita pela porta de diagnóstico padrão do carro, que normalmente fica escondida sob o painel.
Apesar de ser entregue em 33 países, ele ainda não está disponível para venda ou entrega no Brasil. Além disso, boa parte dos aplicativos, incluindo o YourMechanic não existe nas versões locais das app stores da Apple e Google.
Do Uol.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.