Carro da Chevrolet faz até reservas em restaurantes

A Chevrolet lançou ontem, em Campinas (SP), a tecnologia Onstar, que promete mudar a relação entre motorista e veículo. Além de ter acesso a todos os componentes do carro, o Onstar traz a conveniência de um serviço de bordo que pode chamar a ambulância no caso de um acidente, ou a seguradora se o pneu furar, e até reservar uma mesa no restaurante. “O objetivo é oferecer o sentimento de amparo ao motorista”, afirmou o diretor de engenharia elétrica e eletrônica da GM na América do Sul, Alexande Guimarães. “É um anjo da guarda no carro”, acrescentou o presidente da GM no Brasil, Santiago Chamorro.
Como funciona. O Onstar é ligado a uma central de atendimento via tecnologia 3G. O parceiro da Chevrolet é a Claro. “Onde não pega a Claro, o sistema não funciona”, esclarece Guimarães. Com isso, todas as funcionalidades do carro podem ser monitoradas. Em uma emergência, como acidente ou um mal súbito, o usuário aciona o botão vermelho que fica no espelho retrovisor do carro e um profissional da central de relacionamento irá atende-lo.
Aplicativo. As funcionalidades do Onstar também estão disponíveis num aplicativo de celular para os sistemas iOS e Android. Nele, além de entrar em contato com a central de atendimento, é possível travar as portas do carro, saber em que velocidade ele está rodando, acionar luzes e buzina. As mesmas funções também estão em um portal web. Mais de um celular pode ter acesso às informações de um carro, o que ajuda na gestão de frotas.
Acompanhada
Oferta. No quesito segurança, o Onstar oferece a viagem acompanhada, em que um atendente acompanha todo o percurso, previamente definido e entra em contato caso a rota seja alterada.
Por Ludmila Pizzaro, do O Tempo.

Translate »