Alemanha, que volta a reinar no futebol, é campeã dos bons carros

volkswagen-golf-gti-7-1362008742439_615x300

A Alemanha não precisava nem conquistar o tetracampeonato neste domingo (13), em cima da Argentina, para ser considerada uma das maiores forças do futebol. “Só” com o tri, os germânicos já estavam entre os três maiores vencedores da Copa do Mundo, atrás apenas de Brasil (com cinco títulos) e Itália (quatro). Agora, após a vitória na prorrogação por 1×0 sobre a Argentina, empataram com os colegas europeus e ficaram a apenas uma conquista de alcançar os pentacampeões brasileiros (de quem ganharam por embaraçosos 7×1 na semifinal).
O país governado pela conservadora Angela Merkel não é gigante só nos gramados. No setor automotivo, a Alemanha é atualmente o quarto maior mercado do mundo (logo à frente do Brasil), com uma frota de quase 60 milhões de veículos (média de 0,73 carro por habitante) e vendas anuais na casa de 3,4 milhões de unidades (número robusto, apesar da retração provocada pela crise econômica europeia dos últimos anos).
Também tem fama de construir carros bons e confiáveis, e abriga algumas das marcas mais importantes de todo o globo: a Volkswagen, por exemplo, está na luta com a Toyota para ocupar o topo do ranking mundial de vendas, e é dona do maior conglomerado automotivo do planeta. Audi, BMW e Mercedes-Benz são grandes referências do segmento premium, enquanto a Porsche sustenta enorme tradição na construção de esportivos.
Confira abaixo o perfil automotivo do país que conquistou a Copa do Mundo do Brasil:

Mercado automotivo da Alemanha
  • População

    80,7 milhões de habitantes

  • PIB

    US$ 3,8 trilhões (R$ 8,4 trilhões)

  • Frota

    59,5 milhões de veículos

  • Veículos por habitante

    0,73 por 1

  • Vendas anuais

    3,4 milhões de unidades

  • Posição no ranking global de vendas

  • Modelo mais vendido no país

    Volkswagen Golf: 245 mil por ano

  • Modelo mais barato do país

    Volkswagen up!: 9.975 euros

  • Principais marcas do país

    Volkswagen, Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche

  • Marca mais vendida do país

    Volkswagen: 21,8%

  • Marca local mais vendida globalmente

    Volkswagen: 2º lugar, com 5,9 milhões de unidades/ano

Fonte: Dados referentes a 2013
Fonte: UOL CARROS
Translate »