90% dos habitantes nas grandes cidades respira ar contaminado

poluicao_do_ar50536
De TSF Notícias
O alerta é da Organização Mundial de Saúde, no maior levantamento feito sobre o tema. O estudo, que analisa os dados de 1600 cidades em 91 paises, mostra que a poluição está cada vez pior, sobretudo nos países onde a economia está crescendo.

 

Entre as 20 cidades com ar mais poluído, mais de metade estão na Índia. A lista é no entanto, liderada por duas cidades do Paquistão: Peshawar e Rawalpindi, onde a poluição é 27 vezes mais alta do que os níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
A OMS avisa que o problema está se agravando, sobretudo nas economias emergentes, onde o crescimento é mais rápido. As particulas em suspensão provocadas pelo trânsito, pelas fábricas e por sistemas de aquecimento são cada vez mais um risco, aumentando o número de doenças respiratórias, coronárias e outros problemas de saúde.
A OMS sublinha que os grandes culpados pela má qualidade do ar em muitas cidades são os carros com motores a diesel, que liberam mais particulas e óxidos de nitrogénio do que aqueles que funcionam a gasolina.
No mapa mundo, a Europa é a região com índices de poluição mais baixos. Mesmo assim, a Polônia e a República Checa registam níveis duas vezes superior aos recomendados.
Em Portugal, a cidade com pior qualidade do ar é o Seixal, logo seguida por Lisboa, Paredes, Valongo e Matosinhos.
Fonte: Portal do Trânsito
Translate »