Volvo e Nvidia querem colocar carros autônomos nas ruas até 2021

De Tecnoblog

A Nvidia não quer ficar para trás na corrida pela melhor tecnologia de carro autônomo. Depois de fechar parcerias com gigantes como Audi, Tesla e Toyota para crescer no segmento, a companhia se associou a outra montadora de peso: a Volvo.

O plano é audacioso: colocar os primeiros carros autônomos oriundos da parceria nas ruas até 2021. Para isso, a Volvo pretende empregar o sistema Nvidia Drive PX nos veículos

Carro autônomo Volvo

Sofisticação não falta aqui. A primeira versão do Drive PX usa chips Tegra X1 para controlar até 12 câmeras de alta resolução e, assim, trabalhar como um “copiloto”. Graças a um algoritmo de inteligência artificial, o sistema pode utilizar as imagens para ajudar o motorista a desviar de obstáculos ou estacionar o carro, por exemplo. Obviamente, o Drive PX também pode atuar na condução autônoma.

Atualmente, a Nvidia disponibiliza a plataforma Drive PX 2. Usando processadores Tegra X2 e GPUs da família Pascal, o sistema consegue processar rapidamente grandes quantidades de dados para tomar decisões — como frear o veículo ou ajustar a velocidade de acordo com as condições da via — de modo imediato.

Nvidia Drive PX

Para você ter ideia do quão avançado o Drive PX 2 é, o sistema é utilizado atualmente nos veículos Model S e Model X, da Tesla. A plataforma também estará presente no Model 3, a ser lançado oficialmente em julho.

No caso da Volvo, a parceria com a Nvidia não começou agora. Ambas trabalham juntas no Drive Me, programa experimental de condução autônoma criado em 2016 que já permitiu que cerca de 100 famílias na Suécia testassem veículos com esse tipo de tecnologia.

Volvo XC90 usado no Drive Me

Volvo XC90 usado no Drive Me

Parcerias com nomes tão fortes na indústria automotiva são importantíssimas para a Nvidia. A companhia está brigando em um segmento que estará bastante aquecido nos próximos anos.

Só para dar alguns exemplos, a Nvidia tem como grandes rivais a Waymo (Google) e a Intel — esta trabalha atualmente com a BMW, que também planeja ter carros autônomos nas ruas até 2021.

Com informações: Business Insider

 

Fonte: Maranhão Mais

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.