Volkswagen vai investir R$ 2,6 bilhões para produzir novos modelos de carro em São Bernardo do Campo

A Volkswagen do Brasil anunciou na manhã desta segunda-feira investimento de R$ 2,6 bilhões para a produção de dois novos modelos, na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O compacto esportivo Novo Polo e o sedã Virtus serão lançados no ultimo trimestre de 2017 (novembro) e primeiro trimestre de 2018, respectivamente.

Segundo o presidente da montadora, David Powels, também estão previstos outros lançamentos ainda este ano:

— Além do Polo e do Virtus, vamos lançar também um SUV (veículo utilitário esportivo) e uma picape completamente novos. Uma renovação total de nossa linha de produtos ocorrerá até 2020, disse Powels, sem revelar detalhes.

Parte do cronograma de investimentos da marca até 2020 (R$ 7 bilhões), o valor anunciado nesta segunda-feira já contempla a linha de montagem do Novo Polo, adaptado para as condições brasileiras. A suspensão do modelo nacional, por exemplo, será 20 milímetros mais alta com relação ao modelo alemão, além de ter um design frontal exclusivo.

O presidente da Volkswagen descartou a possibilidade de novas contratações, mas disse que os funcionários em regime de layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho) serão chamados de volta dentro de três meses com a retomada do segundo e terceiro turnos de trabalho. Hoje, a unidade de São Bernardo funciona apenas no turno da manhã.

— Vamos voltar para três turnos (de trabalho). Nós transferimos toda a nossa produção do (modelo) Gol para (a fábrica de) Taubaté (no interior de São Paulo). Nessa planta aqui, nós vamos produzir o Polo, o Virtus e a Saveiro. Agora, nós temos entre 200 e 300 (trabalhadores) em layoff — calculou Powels.

Segundo o sindicato dos Metalúrgicos do ABC, são 912 os trabalhadores afastados neste momento, 770 em agosto e 142 em junho. Em janeiro de 2016, 1,2 mil trabalhadores foram afastados de suas funções e, antes, em julho de 2015, outros 1,7 funcionários também entraram em regime de layoff, mas todos esses já retornaram aos seus postos.

O gerente executivo da fábrica de São Bernardo, às margens da rodovia Anchieta, Mario Rodrigues, comemorou o momento do investimento.

— Em um momento muito emblemático. Há exatos 60 anos, começava a fabricação do modelo Kombi, na planta da Anchieta. De lá pra cá, foram 13,5 milhões de veículos produzidos — afirmou.

NOVA POLÍTICA PARA O SETOR

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, comemorou o investimento da Volkswagen “nesse momento que o Brasil passa por uma crise econômica, mas mostra sinais claros de recuperação”. Durante discurso, ele reforçou que a nova política para o setor, ainda em discussão, será anunciada até o fim de 2017.

— O setor automotivo representa 20% do PIB (Produto Interno Bruto) da indústria e 4% do PIB nacional. Os técnicos do ministério, juntamente com representantes do setor produtivo, têm se reunido para que, no máximo daqui a dois ou três meses, a gente possa anunciar a nova política da indústria automobilística — disse o ministro, ao falar sobre o programa batizado de “Rota 2030”, regime automotivo que vai suceder o Inovar Auto, que termina em 31 de dezembro de 2017.

Entre as iniciativas discutidas, está a de recuperação da cadeia de autopeças, por meio de um programa de refinanciamento de dívidas. A legislação do novo programa deverá ter duração de 15 anos.
Fonte: O GLOBO

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