Você é bom motorista? Quem vai ‘dizer’ isso é o seu carro

Durante anos trabalhando com manutenção, percebi que podemos dizer se um motorista é exemplar olhando a durabilidade de algumas peças do carro.
Quer saber se você é um deles? Verifique a situação dos itens abaixo. E, antes de justificar que perdeu o jogo pois o “gramado estava ruim”, lembre-se que as ruas são as mesmas para todos.
1) Seu jogo de pastilhas originais dura mais de 30 mil km? Quem freia menos está mais atento ao trânsito que vem à frente e acaba evitando acelerações e frenagens desnecessárias. Quem reclama de consumo de combustível geralmente troca as pastilhas (foto ao lado) com frequência maior.
2) A embreagem original do seu carro já ultrapassou os 70 mil km? Os bons motoristas possuem a sensibilidade de acelerar exatamente o necessário para fazer as trocas de marchas e, em hipótese alguma, seguram seu carro na ladeira controlando-o pela embreagem. Também não instalam qualquer tipo de reboque e, decididamente, não gostam de usar o veículo como “meio de transporte da comunidade”.
3) Os amortecedores originais (ao lado) superaram a marca dos 60 mil km com bom funcionamento? Motoristas exemplares fogem de buracos e passam devagar em lombadas e valetas. Não é porque o carro é macio e confortável que não se deve mais olhar para o asfalto. Peso extra nem pensar: você não faz carreto nem “excursão”.
4) Seu carro atingiu os 100 mil km sem troca dos rolamentos de roda? Parabéns, suas rodas nunca se esfregaram nas guias e você não se mete a besta em alagamentos.
5) Sua caixa de direção nunca sofreu nenhum tipo de reparo? Este é um indicador de que você evita girar o volante com o carro parado, mantém os pneus dianteiros calibrados e não esterça o volante com as rodas dianteiras coladas às guias.
6) Passou dos 80 mil km sem substituir algum coxim do motor? Muito bem, o motor é um conjunto pesado e quem “sustenta” esse peso são os coxins. Você é, provavelmente, um daqueles motoristas que passa com muito cuidado em lombadas e não está muito preocupado com as arrancadas dos “velozes e furiosos”.
7) Você nunca trocou um jogo de pneus originais com menos de 40 mil km? Excelente: quem freia menos gasta menos pneu. Pelo jeito, você também é daqueles que calibra o pneu todas as vezes que abastece, foge das guias, não vira o volante parado e não carrega peso desnecessário.
8) Seu carro nunca empenou o cabeçote (parte onde ficam as velas e válvulas do motor) por superaquecimento? Então, você está sempre atento ao nível de água do motor (ao lado) e vive de olho no ponteiro temperatura. Qualquer comportamento anormal é motivo de verificação.
9) Seu motor nunca sofreu um calço hidráulico? É aquele travamento do motor que ocorre quando o motorista se aventura a passar em áreas alagadas sem saber a profundidade. É uma ótima decisão não se arriscar.
10) Seus amigos adoram andar de carona com você porque não ficam enjoados? Que bom. Agora, se você tiver que parar a viagem inesperadamente… Melhor ler o texto outra vez.
Conclusão:
Primeiro, vamos dar um desconto para as peças que vieram com defeito de fábrica? Se você se enquadra em sete ou mais itens, parabéns: além de fazer parte de um grupo restrito, no seu orçamento a manutenção do carro não é um problema.
Por Denis Marum, do G1.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.