Uber planeja criar novo tipo de veículo voador

uber_voador

Em seu congresso anual nesta semana, em Dallas, nos Estados Unidos, a Uber deve anunciar detalhes sobre o novo e ousado plano da empresa de criar um serviço de transporte a partir de veículos voadores.

Chamado internamente de Uber Elevate, o projeto é capitaneado por Mark Moore, um ex-engenheiro espacial que trabalhou para Nasa por 30 anos. Em 2010, ele chamou a atenção do CEO da Google depois de divulgar documentos sobre a viabilidade de aeronaves elétricas.

Em um documento oficial publicado na internet, a Uber revela que planeja buscar parceiros para criar e desenvolver veículos elétricos de partida e pouso vertical, apelidados de VTOLs (Vertical Take-Off and Landing).

Os VTOLs seriam capazes de transportar até quatro pessoas de suas casas até os chamados ‘vertiports’, ou se preferir, aeroportos verticais, algo parecido com os estacionamentos descobertos de carros dos shopping. Assim como trens, ônibus e aviões, o Uber Elevate deve ter rotas fixas.

Simulação no Brasil
O projeto destaca até a cidade de São Paulo, que hoje conta com uma das maiores frotas de helicópteros do mundo. Em uma simulação, a Uber revela que com o VTOL seria possível ir da capital paulista até Campinas em apenas 18 minutos. O mesmo trajeto feito de carro (via Uber X) leva em média 2 horas e 10 minutos com preço estimado de 52 dólares.

No caso do Uber Elevate, a “corrida” ficaria em torno de 153 dólares. A expectativa é de que o projeto seja implantado a partir de 2026.

Por Igor Veiga, do Jornal O Tempo.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.