Toyota inclui mais 650 mil veículos em recall por problema no airbag

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira (11) que expandiu para mais 650 mil veículos o recall feito em 2013 por um problema no sistema de airbag, que em casos extremos poderia provocar um incêndio. Com isso, o número de veículos atingidos pelo recall chega a 2,27 milhões em todo o mundo.
A empresa, que nos últimos dois meses anunciou o recall de quase nove milhões de veículos, informou que os carros afetados são de 20 modelos distintos, incluindo o Corolla e o Yaris. O problema afeta 650 mil veículos no Japão e 1,62 milhão no resto do mundo. A montadora não informou se veículos vendidos no Brasil estão envolvidos no recall.
Um porta-voz da montadora em Tóquio informou que a empresa recebeu uma queixa de um cliente japonês, mas destacou que até o momento não foram registrados feridos ou acidentes relacionados ao problema.
Nos Estados Unidos, a montadora emitiu uma “rechamada” aos proprietários dos veículos envolvidos no recall de 2013. Segundo a companhia, a lista dos números de série informados então pelo fornecedor dos airbags estava incompleta e não incluía todos os equipamentos potencialmente envolvidos no problema.
Recall em 2013
Cerca de 3,4 milhões de veículos das montadoras japonesas Toyota, Nissan, Honda e Mazda fizeram parte do recall anunciado em 2013. Os carros envolvidos foram equipados com um airbag potencialmente defeituoso, fabricado pela japonesa Takata entre 2000 e 2004.
Série de recalls
Em abril, a Toyota anunciou o recall de 6,39 milhões de veículos por uma série de problemas técnicos. No mês passado, um novo problema afetou 520.000 carros, a maioria na América do Norte. Em fevereiro já havia anunciado o recall de 1,9 milhão de veículos do modelo híbrido Prius.
Em 2009 e 2010 a Toyota passou por uma crise sem precedentes, quando anunciou o recall de mais de nove milhões de carros, principalmente nos Estados Unidos, por problemas nos pedais e no freio.
Como consequência, a empresa teve que pagar em março uma multa de US$ 1,2 bilhão nos Estados Unidos por “enganar” os clientes no caso.
A investigação da promotoria de Nova York concluiu que os acidentes fatais foram provocados provavelmente porque o piso do carro provocava o bloqueio do pedal. Um promotor acusou a Toyota de ter “mentido” por ter dissimulado o problema de fabricação.
Até o momento, a empresa conseguiu evitar acusações penais a nível federal nos Estados Unidos, mas existem dezenas de ações de civis em vários estados.
O escândalo afetou a imagem da montadora japonesa, que desde então adotou a prudência extrema e anuncia com frequência recalls de milhares de veículos, inclusive por problemas que não afetam a segurança do veículo.
Outro gigante do setor, a americana General Motors, enfrenta desde o início do ano outro escândalo de veículos com defeitos e em fevereiro anunciou o recall de 2,6 milhões de carros (Chevrolet Cobalt, Saturn Ion y Sky, Pontiac 5 e Solstice), fabricados entre 2003 e 2011, por um problema no sistema de arranque.
Do G1.

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