Teste: Renault Logan 2017 é discreto no visual, mas valente no trânsito com novo 1.6 SCe flex

Novo-Logan-2017-03

Novo motor apresenta respostas rápidas e ótima agilidade para quem gosta de dirigir

Os fãs do Renault Logan podem ter ficado decepcionados quando viram que o modelo 2017 do sedã médio da montadora francesa chegou ao mercado sem modificações no visual, ainda discreto e sem grandes atrativos. A má impressão, no entanto, cairá por terra assim que tiverem a chance de dar a primeira volta no carro, como foi o caso da reportagem do R7.

O novo motor SCe (Smart Control Efficiency) 1.6 16v, mesmo encontrado nos japoneses Kicks, March e Versa, da Nissan, é feito de alumínio e 30 kg mais leve que seu antecessor. Tem duplo comando de válvulas variável na admissão e injetores posicionados no cabeçote, que garantem ao Logan uma inesperada “valentia” para encarar o trânsito, com respostas rápidas e agilidade.

A versão testada pela reportagem foi a Dynamique, equipada com motor 1.6 e câmbio manual de cinco marchas. Com o novo motor, a potência do Logan 2017 pulou de 106 para 118 cavalos quando abastecido com etanol, resultando em um ganho de 11,3% em relação à versão anterior.

 

O aumento da potência ficou ainda mais evidente no abastecimento com gasolina, passando de 98 para 115 cavalos (17,3%) e torque de 16,0 kgfm, suficiente para dar “emoção” na tocada, mesmo ao consumidor mais exigente.

O consumo do novo Logan também é digno de elogios e, segundo a montadora, chega a ser até 21% melhor do que o da versão anterior. E a melhora muito se deve ao moderno sistema Stop&Start, que desliga o carro automaticamente quando o câmbio está na posição de ponto morto, gerando uma economia de até 5% no combustível.

Alerta luminoso no painel informa a hora da troca de marchaPaulo Amaral/R7

Outro acessório que ajuda o carro a “beber” menos é visual. Toda vez em que o condutor necessita trocar uma marcha, para cima ou para baixo, um alerta luminoso aparece no painel. O assistente para trocar de marcha no tempo certo ajuda o carro a economizar combustível, mas o percentual depende do modo de condução de cada motorista. Certo mesmo são os 3% extras de economia creditados à nova direção do carro, agora eletro-hidráulica, que tira o peso da bomba do motor e o coloca em um motor elétrico exclusivo para a função.

O consumo médio registrado pela reportagem nos sete dias em que ficou com o carro variou entre 11,2 e 12,1 quilômetros por litro, sempre rodando com gasolina e em perímetro urbano. A Renault informa que o carro recebeu nova “A” do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e que o carro faz, em média, 11,4 km/l em percurso misto, quando abastecido com gasolina. O consumo com etanol é de 7,8 km/l em perímetro urbano, segundo dados da montadora.

PONTOS NEGATIVOS
Apesar da evidente melhora no conjunto mecânico e no conforto, alguns pontos ainda pesam contra o Logan na hora do consumidor brasileiro escolher o modelo francês para ser seu novo carro.

Além do visual menos arrojado que o dos principais concorrentes, como o Hyundai HB20S e o Chevrolet Prisma, o sedã da Renault fica para trás por contar com um câmbio de apenas cinco marchas, contra a versão com seis oferecida tanto pelo modelo da Chevrolet quanto pelo Etios Sedã, da Toyota.

O pacote de acessórios que equipa a versão testada pelo R7 também poderia ser melhorado, a começar pelo básico travamento automático das portas, ignorado pela fabricante. Para acionar a trava, é preciso apertar um botão localizado acima do sistema de som. De positivo, destaque para as conexões USB e MP3 e a interface Bluetooth no som.

FICHA TÉCNICA
Renault Logan Dynamique 16 SCe flex MT5

Motor: 1.6 16V SCe flex
Potência: 115 cv (G) e 118 cv (E) a 5.500 rpm
Torque: 16 kgfm a 4.000 rpm
Direção: Assistência eletro-hidráulica; tração dianteira
Câmbio: Manual, cinco marchas
Suspensão: Independente McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás
Rodas e pneus: 185/65 R15
Dimensões: 4,35 m (comp), 1,73 m (larg), 1,53 m (alt), 2,63 m (entre-eixos)
Peso: 1.062 kg (ordem de marcha)
Capacidade do tanque: 50 litros
Capacidade do porta-malas: 510 litros
Aceleração: 0 a 100km/h: 9,9 segundos
Velocidade máxima: 186 km/h
Preço: R$ 56.400

Fonte: R7 Carros

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.