Seu carro vai dizer como você dirige

tecnologia_carros
A Ford iniciou na Europa os testes do ‘Driver Behavior Project’ (Projeto de Comportamento do Motorista, em tradução livre), um aplicativo experimental para smartphones que por meio de sensores irá permitir ao carro avaliar e dar notas para o estilo de direção do condutor do veículo.
Durante quatro meses, 40 motoristas rodaram mais de 160.000 quilômetros pelas ruas de Londres enquanto sensores coletavam os seus sinais vitais e os parâmetros de direção do veículo. Os sistemas registraram informações que vão desde a aceleração e a força aplicada no pedal de freio até o ângulo máximo de giro da direção. Ao final do trajeto, ganharam notas maiores aqueles que conduziram o veículo de maneira mais suave e econômica. E o condutor pode ainda consultar os pontos de melhora e avaliar o seu desempenho em dias anteriores.
De acordo com o fabricante, os dados obtidos pelo sistema são de propriedade do motorista. Mas a ideia é que, futuramente, as boas notas possam ser trocadas por benefícios, como um descontos no seguro do veículo ou em serviços de aluguel e compartilhamento de automóveis.
Por Evandro Enoshita, do Motor Show.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.