Semana Nacional de Trânsito tenta reduzir mortes e acabar com celular ao volante

mulher-no-celular-300x200

A Semana Nacional de Trânsito começa nesta segunda-feira (18) com uma série de atividades programadas para a cidade e o Estado de São Paulo para chamar a atenção para o grande número de mortes no trânsito.

Os casos de mortes são crescentes na capital, com aumento de 0,4%, segundo o Infosiga, do governo de São Paulo. Foram 2.569 mortes em 2017 até julho, mais que as 2.558 do mesmo período de 2016. Nas marginais, onde os limites de velocidade foram ampliados, foram 12 motociclistas mortos contra sete em 2016. A prefeitura apresenta números diferentes em relação aos do estado e aponta queda de acidentes nas marginais.

No Estado, houve queda de 1,8%, de 3.377 para 3.316, segundo o Infosiga. O número, porém, ainda equivale a uma morte a cada 90 minutos.

Para tentar reverter essa realidade e conscientizar a população sobre os riscos do trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da prefeitura da capital, realizam na Semana Nacional de Trânsito atividades que vão desde palestras e cursos a apresentações de teatro e outras ações educativas.

Uma das ações que deverá chamar a atenção do público é o uso de um ator fantasiado de “homem celular”. Ele vai interagir com motoristas em cruzamentos de grande movimento, orientando que se desejarem falar ao celular devem usar o transporte público em vez de dirigir.

As atividades terão como um dos pontos de destaque a realização do Dia Mundial Sem Carro, na sexta-feira (22), em que toda a população é convidada a deixar o automóvel em casa.

Além das ações de cunho educativo, 11 cidades receberão operações do Programa Direção Segura e ação integrada de fiscalização da Lei Seca.

Parque Villa-Lobos
Na capital paulista, diversas atrações gratuitas no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste, promoverão a segurança viária para adultos e crianças. Realizado em parceria com o Movimento Paulista e a Polícia Militar, o evento ocorre até o domingo (24), das 9h às 17h. A programação inclui minipista para crianças, exposição de veículos antigos, exibições do canil e da cavalaria da PM e viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros. Durante a semana, o Programa Clube do Bem-Te-Vi promoverá oficinas com crianças da rede estadual de ensino. Outros detalhes estão na página do evento no Facebook.

Criança Segura
Em parceria com o Detran, a ONG Criança Segura realizará palestra sobre abordagem das notícias de trânsito e dados de acidentes com público infantil. Haverá o lançamento de um guia para segurança voltada à criança. O evento acontece na quinta-feira (21), às 14h, no auditório da Secretaria de Justiça (Largo Pátio do Colégio, 148).

‘Guerrilha Trânsito + Gentil e Bike Banners’
Durante toda a semana, blitze educativas da empresa Porto Seguro, parceira do Detran, distribuirão kits aos motoristas em grandes cruzamentos da capital e de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Banners carregados por ciclistas circularão nas principais ciclovias das duas cidades também com mensagens educativas.

Bafômetros descartáveis
A PM vai distribuir folhetos e de bafômetros descartáveis, em parceria com o Detran, nos bares e restaurantes de São Paulo para conscientizar os motoristas a não consumir álcool quando forem dirigir.

Do G1.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.