São Paulo é a 6ª cidade mais congestionada, segundo pesquisa

A nova edição do estudo anual Global Traffic Scorecard, elaborado pela empresa americana Inrix, concluiu que São Paulo é a 6ª cidade mais congestionada do planeta, em um universo de 1.064 cidades de 38 países.

A classificação utiliza como critério o número de horas de pico que motoristas ficaram presos num congestionamento em 2016 e traz as médias de horas perdidas no trânsito em cada cidade. Para abastecê-la, dados de GPS foram coletados de cerca de 300 milhões de veículos que rodaram mais de 8 milhões de quilômetros no último ano.

Em primeiro lugar, Los Angeles é a mais congestionada, com os motoristas passando uma média de 104 horas no trânsito no último ano. Em São Paulo, a média seria de 77 horas — ou pouco mais de três dias por ano dentro do carro.

Outras cidades brasileiras também estão no ranking, com o Rio de Janeiro (25º, com 51 horas), Belo Horizonte (40º, com 42h) e Porto Alegre (65º, com 34h). Das vinte primeiras cidades na tabela, dez são dos Estados Unidos.

Além da média de horas, a pesquisa também descobriu o índice de congestionamento de cada cidade. Nesse aspecto, Bogotá (na Colômbia, 5ª colocada em número de horas) é a líder: 32% do tempo que seus motoristas passam ao volante (incluindo dias, noites e finais de semana) é gasto em engarrafamentos. São Paulo ficaria em Moscou (25,2%), Krasnodar (24,3%) e Bangkok (23,2%).

O estudo divulgou também as médias dos países mais congestionados. A Tailândia aparece em 1º, com os motoristas passando 61 horas por ano engarrafados, os Estados Unidos são o 5º com 42 horas e o Brasil em 8º com 37 horas.

Por Diego Dias, da Revista Quatro Rodas.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.