Porto Alegre ganha estação de recarga de carros elétricos

A estrutura é pública, bastando um credenciamento para o uso

 Esta é a primeira estação carregada com luz solar no Brasil  Foto: Joel Vargas/PMPA

Esta é a primeira estação carregada com luz solar no Brasil  Foto: Joel Vargas/PMPA

 
 
 
 
 
 
 
 
A primeira estação de recarga de carros elétricos a partir de energia solar foi entregue na tarde desta quinta-feira, 20. Localizada no estacionamento externo do Shopping Total, a estação é uma iniciativa da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre – Zispoa, em parceria com o governo da Suécia. O evento contou com a participação do prefeito José Fortunati e do embaixador sueco no Brasil Per-Arne Hjelmbor.
Ao falar da alegria de estar presente na cidade pela segunda vez, o embaixador destacou a parceria com a Capital. “A Suécia é parceira de Porto Alegre, esta cidade que tem como meta estar entre as mais sustentáveis. Este é mais um passo importante”, disse, ao referir-se à estação pública.
Antes do lançamento, o prefeito participou de uma reunião-almoço da embaixada. Ele garantiu a Hjelmbor o interesse em aprofundar as relações com o país, não apenas na área cultural, mas, sobretudo no setor comercial, para que mais oportunidades de negócio e desenvolvimento possam ser criadas.
Sobre a estação – A estação é pública, bastando um credenciamento para o uso. Para isso, um código de acesso é entregue ao usuário e o pagamento pode ser realizado direto no cartão de crédito. Será cobrada uma taxa por carga, o cadastro é feito junto com os dados do cartão de crédito e o código de acesso às máquinas. Dois carros podem ser recarregados ao mesmo tempo. Pluga-se um fio elétrico que vem da estação no carro a ser carregado, que tem um sistema muito semelhante a uma tomada. Trata-se da primeira estação carregada com luz solar no Brasil. Existem outras estações no Brasil, embora não sejam acompanhadas de placas de luz solar.

A estrutura é pública, bastando um credenciamento para o uso. Foto: Joel Vargas/PMPA

A estrutura é pública, bastando um credenciamento para o uso. Foto: Joel Vargas/PMPA

O lançamento da estação faz parte da 5ª Semana da Inovação Suécia-Brasil, que começou no dia 17 de outubro em São Paulo e continuará por duas semanas, com eventos em 10 cidades no Brasil. Os eventos incluirão também o lançamento da Semana Lixo Zero Porto Alegre, no Nós Coworking, e a mostra do documentário sueco Bikes vs. Cars.
Fonte: porto imagem Blog

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.