Placa única de veículos do Mercosul entra em vigor na Argentina

O governo argentino anunciou que todos os veículos novos serão registrados a partir desta sexta-feira com a placa única do Mercosul.
A medida foi anunciada pelo Ministério da Justiça da Argentina em comunicado que especifica que a Argentina contará com 450 milhões de combinações alfanuméricas e que, por enquanto, os carros já emplacados não necessitarão trocá-la.
“A posição dos caráteres alfanuméricos será diferente em cada país e não haverá dois iguais em diferentes países”, destacou Carlos Walter, Diretor Nacional do Registro Nacional de Propriedade Automotiva (DNRPA), no texto.
Segundo a nota, a nova placa conta com “grandes medidas de segurança” – uma lâmina retrorefletiva, impressa com efeito difrativo (Mercosul-Argentina-Mercosul), marca d’agua, marca tridimensional e uma tipografia específica – como as mais modernas do mundo, e que será “impossível de duplicar”.
“Os novos chapas se reconhecerão por seu novo tamanho e desenho / design / projeto ++apaisado++, com um tamanho mais pequeno no caso das motos; sete caráteres compostos por letras, que não formam palavras, e números; fundo branco / alvo e tipografia de cor negro; uma faixa azul horizontal na parte superior; o nome e a bandeira de cada país e o emblema do Mercosul”, precisa o escrito.
A matrícula única do Mercosul se apresentou em 2014 mas, até o momento, só Uruguai a utilizava. Brasil iniciará o novo sistema em 2017 e Paraguai e Venezuela, que completam a organização, dentro deste ano.
As novas inscrições comuns permitirão criar um sistema comum de troca de informação, que incluirá os dados do proprietário, a placa, o tipo de veículo, marca e modelo, ano de fabricação, número de chassi e relatórios de roubo e furtos.
“A existência desta informação compartilhada facilitará a identificação e fiscalização dos veículos e agilizará os trâmites alfandegários entre os países-membros do Mercosul. Cada país terá sua própria base de dados e não haverá um registro / cartório supranacional”, acrescenta a pasta de Justiça argentina.
Do Portal Terra.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.