Opel cria farol que segue olho do motorista

olho

De acordo com a montadora, o sistema usa uma câmera com sensores periféricos para escanear o movimento dos olhos do motorista mais de 50 vezes por segundo em períodos noturnos.
A Opel, subsidiária europeia da GM, anunciou que vem desenvolvendo nos últimos dois anos uma nova tecnologia de faróis adaptativos que ilumina a direção em que o motorista está olhando.
De acordo com a montadora, o sistema usa uma câmera com sensores periféricos para escanear o movimento dos olhos do motorista mais de 50 vezes por segundo em períodos noturnos. Essa informação é usada para determinar a direção do facho de luz e fazer ajustes horizontais ou verticais.
Os engenheiros da empresa tiveram de adaptar a tecnologia para evitar que os faróis se movam desorganizadamente ao seguir a tendência natural das pessoas de mudar o foco do olhar rapidamente. Para isso, foi criado um sofisticado algoritmo de retardamento que assegura os registros apenas de movimentos sutis. Se o motorista tirar os olhos da estrada, os faróis permanecem iluminando um ponto central.
O sistema foi desenvolvido para funcionar com qualquer pessoa atrás do volante, independentemente da altura esem precisar de calibrações.
A data de lançamento da tecnologia ainda não foi anunciada, mas a Opel pretende usá-la na próxima geração de seus faróis adaptativos chamados AFL+, que ajustam a direção e intensidade da iluminação dependendo da situação (próximo a pedestres, estradas, condições climáticas…). A fabricante também finaliza os últimos testes com seus faróis de LEDs matrix, já usados em marcas alemãs de luxo, que serão lançados nos próximos 18 meses.
 
Fonte: O Estado de São Paulo

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.