GM está montando uma rede para todos os carros se conversarem (como a Tesla)

A companhia agora planeja uma novidade parecida com o que a Tesla já faz: uma rede para que todos os carros se conversem

A GM está se sentindo ameaçada pelas expectativas que estão sendo colocadas na Tesla. Portanto, ela quer se parecer mais com a rival do Vale do Silício: vem trabalhando pesado para adotar coisas parecidas com que o a Tesla vem fazendo, como carros elétricos e autônomos (o que fez com que nascesse o Bolt).

A companhia agora planeja uma novidade parecida com o que a Tesla já faz: uma rede para que todos os carros se conversem. Isso permitiria que os carros recebessem updates, assim como os carros da Tesla recebem. A companhia já tem o OnStar, que provê comunicações e conectividade para os carros.

Só que essa nova versão da rede vai ser mais forte e maior: vai existir toda uma estrutura elétrica nova apenas para suportar essa nova rede – que vai ter muito mais poder de transmissão, recebimento e processamento que a rede anterior. A novidade pode estar disponível até 2020, destacou Mary Barra, CEO da GM.

Além de receber updates, essa rede vai permitir que os carros automaticamente saibam onde cada um está, podendo criar um “waze” integrado aos carros. Além disso, será por ela que os carros se comunicarão com o sistema de carros autônomos da GM.

Antigamente, as montadoras tradicionais tinham medo de hackers e outras formas de ataques contra a segurança dos passageiros – por isso, não instalavam nenhum tipo de rede em seus carros. Mas para continuar avançando na luta contra a Tesla (cujo sistema não foi hackeado), elas precisam ceder.

As companhias tradicionais estão se rendendo às mudanças tecnológicas propostas pelo Vale do Silício. O mundo vai passar por uma grande transformação nos próximos anos; montadoras não querem mais apenas vender carros – a própria GM está testando um sistema para prover mobilidade para as pessoas em Nova York.

Fonte: StartSe

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.