Nota de proteção para adulto do Fiat Palio cai para apenas uma estrela

Se o instituto independente de segurança Latin NCap fosse uma escola, o Fiat Palio certamente levaria bomba. O hatch produzido no Brasil e Argentina teve a nota de proteção para ocupante adulto reduzida de quatro para apenas uma estrela com a aplicação do teste de colisão lateral. A nota para a proteção infantil, porém, se manteve em relação às avaliações de agosto de 2014 e julho de 2015: o Palio continuou classificado com três estrelas.
Em ambos os casos foi testada versão equipada com airbags frontais. Mas um dos motivos para a nota baixa foi justamente a ausência de airbags laterais, resultando em baixa proteção para o peito do motorista. A estrutura lateral foi capaz de proporcionar boa proteção e pouca penetração no habitáculo, salienta o instituto.
“O abdome mostra proteção fraca e o peito proteção pobre, explicando o resultado limitado de uma estrela. O modelo não conta com airbags laterais; contudo, tem reforços nas portas e nos painéis internos. Esse fato explica a baixa penetração e demonstra que o veículo foi desenvolvido para oferecer boa proteção lateral”, conclui o Latin NCAP na avaliação.
CHINÊS NOTA ZERO Também avaliado nesta rodada, o subcompacto chinês BYD F0, que não é vendido no Brasil, foi de mal a pior. Não recebeu nenhuma estrela para o ocupante adulto e apenas uma estrela para o infantil no impacto frontal. A versão avaliada foi a mais básica vendida na América Latina, sem airbags e cintos de segurança de três pontos em todos os assentos. Por se sair muito mal, o BYD sequer foi avaliado no impacto lateral.
Do Portal Vrum.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.