Montadoras pedem ao ministro Armando Monteiro revisão de regra do BNDES

Representantes das montadoras se reuniram ontem com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, para reivindicar a revisão do limite do financiamento da linha PSI-Finame, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), destinada à compra de caminhões, ônibus e máquinas, e também regras perenes, ou seja, que se mantenham por mais tempo, para dar previsibilidade à tomada de decisões nessa área.
Em relação às regras do PSI-Finame, a partir deste ano, essa linha de crédito, que oferece juros reduzidos – atualmente entre 7% e 11% ao ano –, teve o percentual de participação do banco no financiamento reduzido para 50%, no caso das grandes empresas, e 70%, das pequenas. Em 2014, esse patamar ficava entre 80% a 100% do valor do crédito. O ministro disse que a ampliação será avaliada.
“Estamos acompanhando com o BNDES no sentido de oferecer condições que representem a possibilidade de que o setor retome as vendas”, disse o ministro. No primeiro bimestre, o ramo de caminhões registrou queda de 39,4% no volume vendido em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Outra questão discutida é a criação de programa de renovação da frota. “Isso não significa apenas reativar as vendas do setor, mas também ter mais eficiência e ganhos de produtividade para o segmento de transportes”, afirmou o ministro. Hoje, os caminhões antigos (com mais de 30 anos) representam 7% da frota e 25% dos acidentes, disse o presidente da Anfavea, Luiz Moan, que avalia que o plano pode ajudar a cadeia produtiva do segmento.
EXPORTAÇÕES – Mais uma reivindicação das montadoras é de estabelecimento de plano nacional de exportações. Moan destacou que a entidade quer o aprofundamento da inserção internacional, como a intensificação de relações comerciais com a Colômbia e a abertura de novos mercados, por exemplo, com o Equador, Peru e países africanos; além de renovar o acordo bilateral com a Argentina, que vence dia 30 de junho.
“O setor automotivo no Brasil já exportou quase 30% de sua produção, hoje exporta praticamente um terço disso. Que possamos trabalhar em alguns instrumentos ligados ao ambiente de financiamento”, citou Monteiro.
Por Leone Farias, do Diário do Grande ABC.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.