Mitsubishi prepara um compacto rival para Polo e Clio

mitsubishi_colt

Agora parte da aliança Renault-Nissan, a Mitsubishi tem novas ambições. Uma delas é ter novamente um hatch compacto para rivalizar com os principais players do segmento na Europa. Em busca de ampliar mais uma vez sua atuação em outros segmentos e agora com suporte do grupo franco-nipônico, a japonesa quer um rival para o Volkswagen Polo, Renault Clio, Nissan Micra, Peugeot 208, Citroën C3, Opel Corsa, entre outros.

A ideia, de acordo com o site Auto Express, é compartilhar a plataforma B dos Clio e Micra, feitos na França. Com isso, a Mitsubishi tiraria de cena o Mirage (foto abaixo), que é de um segmento abaixo do proposto. Vincent Cobee, vice-presidente corporativo e diretor de produtos da empresa, confirmou a informação em Tóquio: “Projetar e construir uma plataforma sob medida é caro e as margens do setor de carros pequenos são menores. Então, estamos buscando usar as plataformas Renault e Nissan nesse segmento? A resposta é sim”.

Segundo Cobee, embora não estejam em evidência no crescimento das vendas, os carros compactos ainda representam 30% da demanda global de automóveis. No entanto, a Mitsubishi tem como meta trazer à luz o próximo Outlander e assim continuar focando no segmento que realmente cresce e tem demanda, os SUVs. Mas, o executivo lembra que é muito difícil cumprir as metas de emissão na Europa sem os carros pequenos, que possuem médias de consumo e emissão bem menores que a média.

Em 2018, o Renault Clio terá uma nova geração e a plataforma CMF-A deverá ser compartilhada com demais produtos da aliança. No projeto do compacto francês, existe a opção 100% elétrica, que pode enterrar de vez o Zoe, a fim de evitar um fogo amigo. Então, provavelmente o compacto da Mitsubishi surgirá entre 2019 e 2020, já com a possível versão elétrica, outro ponto explorado pela marca japonesa.

Lance Bradley, atual presidente da Mitsubishi, anunciou no Japão que o Mirage será substituído. Por ora, não se sabe se este projeto envolvendo Clio e Micra, será focado somente na Europa. Como se sabe, mercados emergentes do Sudeste Asiático, Índia, África do Sul, América Latina e China precisam de produtos específicos, mas ainda assim a montadora conseguiu um bom projeto com o Mirage, que inclusive é vendido nos EUA.

Só feito na França, o novo carro será caro. Mas com a CMF, poderia ser expandido para outras regiões, quem sabe até o Brasil – embora a operação da empresa esteja sob controle do grupo HPE. Aqui, a marca foca nos utilitários esportivos e picapes. Um lançamento desse porte teria que contar com ajuda das plantas de Renault e Nissan. E o nome? Mirage poderia ser utilizado em alguns mercados, mas o Colt (foto no alto) ainda é bem lembrado na Europa, especialmente porque foi produzido pela NedCar, na Holanda, até poucos anos atrás.

Por Ricardo de Oliveira, do Notícias Automotivas.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.