Mercado: vendas diárias indicam bom desempenho em setembro

De Épocamercado-2 Mercado: vendas diárias indicam bom desempenho em setembro

Com média de 9.428 unidades vendidas diariamente, o mês de setembro promete bom desempenho no mercado nacional. O número é referente às vendas até o dia 28 (quinta) e indicam forte alta em comparação com o mesmo período de 2016, quando a média era de 7,12 mil unidades.

Até quinta, as vendas em setembro contemplavam 179,13 mil unidades, o que representa alta de 32,9% em relação ao ano anterior. Com 1,5 milhão de emplacamentos em 2017, somados até o dia 28, o mercado brasileiro pode fechar 2017 com vendas de 2,27 milhões de unidades, o que significaria alta de 11,1%, segundo análise da Tendência Consultoria.

Esse montante é referente ao mercado geral, mas apenas automóveis e comerciais leves podem fechar com alta de 11,3% e 2,21 milhões de emplacamentos. A consultoria ainda prevê alta expressiva nas vendas gerais em setembro, incluindo aí caminhões e ônibus, somando 190 mil unidades, o que significaria alta de 20% em relação ao mesmo mês de 2016.

João Morais, analista de mercado da Tendência Consultoria, comenta: “acreditávamos que a recuperação viria, mas mais volátil. O que estamos vendo é um crescimento sustentável muito calcado nos fundamentos econômicos positivos. Quando comparamos mês a mês, fazendo o ajuste sazonal, observamos que o mercado vem se recuperando desde fevereiro. Isso é um bom sinal para o próximo ano”.

Para 2018, a projeção de vendas da consultoria é de alta de 15%, somando assim 2,55 milhões de unidades, o mesmo resultado de 2015. A melhora da economia e indicadores positivos para o próximo ano, estão trazendo de volta a confiança do consumidor, que está retornando aos concessionários.

Nas parciais de setembro, a GM vem liderando com 18,4% dos emplacamentos, o que significa 33 mil unidades. Com 13,2%, a Fiat aparece em segundo com 23,7 mil vendidos. Em terceiro, a Volkswagen emplacou 22 mil unidades e acumula 12,3%. Mas, quem vem surpreendendo é a Renault, que até o dia 28, emplacou 18,3 mil veículos com 10,2% de market share. O motivo é o alto volume de emplacamentos do Kwid, que até a data era de 9.177 unidades, o que lhe dá a vice-liderança.

Com longas filas de espera, a Renault decidiu trabalhar 24 horas para produzir mais unidades do Kwid, a fim de reduzir a quantidade de clientes que já fecharam a reserva para o modelo e que apenas aguardam sua chegada. Assim, o subcompacto rapidamente acelerou.

O líder Onix havia emplacado 16.122 mil unidades no mesmo período. Outro destaque é o Argo em nono, bem como seis modelos de utilitários esportivos no Top 20, não incluindo o Kwid, classificado pela Renault como um SUV, mas que em realidade é um hatch aventureiro.

Fonte: Notícias Automotivas

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.