A importância da prevenção do comportamento de beber e dirigir

beber e dirigir

De Portal Nacional de Seguros

Embriaguez ao volante é uma das principais causas de acidentes no trânsito no Brasil
 
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), organização não governamental que se destaca no País, comemora a queda de acidentes no trânsito neste Carnaval e reforça a importância da prevenção do comportamento de beber e dirigir.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as principais causas de violência no trânsito durante o Carnaval geralmente são: embriaguez ao volante, ultrapassagem proibida e excesso de velocidade. Especificamente em relação à embriaguez ao volante, grandes mudanças na legislação foram realizadas nos últimos anos com o objetivo de reduzir a incidência dessa perigosa associação. Foram ampliadas as possibilidades de provas da infração de dirigir sob o efeito de álcool e a sua fiscalização foi reforçada.
Segundo dados da PRF, da meia noite do dia 28/02 à meia noite do dia 5/3 deste ano, em comparação ao mesmo período em 2013, houve uma redução de 9% do número de acidentes, 16% na taxa de feridos e 6% no índice de mortes. Cerca de 69 mil condutores realizaram testes de alcoolemia, e 1.650 foram autuados por dirigir sob os efeitos do álcool ou por recusa em soprar o “bafômetro”, e 406 foram presos sob a acusação de embriaguez ao volante, com evidência que configura crime.
Embora os resultados acima sejam animadores, é fundamental que haja um compromisso e trabalho conjunto e continuado entre sociedade, poder público e iniciativa pública e privada no que diz respeito à prevenção de acidentes de trânsito no Brasil. Nesta perspectiva, o CISA reforça a importância de ainda mais investimento em pesquisas científicas e ações que busquem orientar a população geral sobre os comportamentos de risco associados ao consumo de álcool – incluindo a direção de veículos automotores sob os efeitos da substância.
Sobre o CISA
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental criada em 2004 e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2005, foi fundado pelo psiquiatra e especialista em dependência química Dr. Arthur Guerra de Andrade e consolidou-se como a maior fonte de informações no País sobre o binômio saúde e álcool. Por meio de seu website (www.cisa.org.br), disponibiliza um banco de dados direcionado à população geral, estudantes, profissionais de saúde, pesquisadores e empresas, que tem como base publicações científicas reconhecidas no cenário nacional e internacional, dados oficiais (governamentais) e informações de qualidade publicadas em jornais e revistas destinados ao público geral sobre o álcool e suas relações com o corpo, a mente e a sociedade.
O CISA acredita na importância do rigor ético e na transparência de suas ações no que diz respeito à obtenção e divulgação de conhecimento atualizado e imparcial na área de saúde e álcool, e prontifica-se a colaborar com políticas públicas que abordem o tema de forma eficaz. Também está comprometido com o avanço do conhecimento nessa área e encoraja a adoção de medidas para prevenir o uso nocivo de álcool e suas consequências, por meio de parcerias e elaboração de materiais educativos e de prevenção.
Para mais informações, acesse o site www.cisa.org.br ou os perfis da organização nas mídias sociais: http://www.facebook.com/pages/CISA e no Twitter @CISA_oficial.
 
Fonte: Portal do Trânsito

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.