Ford pretende tornar o ato de dirigir à noite mais seguro

Ford_sistema-300x197

Dirigir à noite nem sempre é uma tarefa fácil para muitos condutores, pois potenciais riscos se tornam menos visíveis. Pensando nisso, a Ford decidiu desenvolver duas tecnologias que combinam avanços já disponíveis em carros da Ford: o farol adaptativo – lançado no Brasil com a nova linha Focus – e o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.
 
A primeira tecnologia consiste num sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e na utilização de informações via GPS para aumentar o alcance dos faróis nas vias. Na ausência de sinal de GPS, esta tecnologia utiliza um conjunto de câmeras para detectar as marcações da estrada, podendo desta forma ajustar os faróis de acordo com a curvatura da estrada.
 
Além disso, a Ford vem trabalhando também numa segunda tecnologia denominada “Spot Lighting” e que será extremamente útil em zonas residenciais pouco iluminadas, pois o sistema utiliza uma câmera de raios infravermelhos que permite detectar pessoas ou animais de grande porte através do calor do corpo. Após detectar algum pedestre, animal ou até mesmo ciclista, este sistema informa o condutor através de um pequeno visor posicionado no interior do veículo.
 
A Ford ainda não começou a introduzir este sistema em nenhum dos seus automóveis, mas ao que tudo indica este sistema de iluminação inteligente poderá vir a equipar muitos dos seus veículos num futuro próximo.
 
Com informações de Agências de Notícias internacionais


 
Fonte: Portal do Trânsito

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.