Ford Fusion Hybrid reestilizado chega ao Brasil R$ 9.600 mais caro

Crédito: divulgação
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Agora a partir de R$ 159.500, Ford Fusion Hybrid tem como grande novidade a redução do consumo médio. Diferença visual é mínima e recursos de auxílio ao condutor estão presentes

A apresentação do Ford Fusion Hybrid ficou para agora, mas a notícia da chegada da versão híbrida do sedã norte-americano, que passou pela mesma reestilização do restante da linha lançada há poucas semanas, não é tão animadora. O preço do modelo pulou de R$ 149.900 para R$ 159.500 – diferença de R$ 9.600, bem acima do também híbrido Toyota Prius (R$ 126.600). A grande novidade do Fusion Hybrid ficou portanto no consumo médio, reduzido para 16,7km/l na cidade e 18,3km/h na estrada – antes eram 13,6km/l e 16,9km/l respectivamente –, segundo a Ford. Desempenho alcançado graças ao uso combinado dos motores 2.0 a gasolina de 143cv (cavalos) de potência e 17,8kgfm de torque e elétrico de 120cv e 18kgfm.

Em vez do câmbio automático, a transmissão CVT direciona a força ao eixo dianteiro e não há a tração integral da versão topo de linha Titanium 2.0 Ecoboost AWD, que aliás, custa menos (R$ 154.500)!

Como no modelo anterior, o motor elétrico do Fusion Hybrid é alimentado por uma bateria de lítio de 14kWh autorrecarregável que dispensa manutenção e tem garantia de fábrica de oito anos. Mas a autonomia no modo elétrico é baixa – no exterior existe uma versão plug-in de baterias de maior capacidade. A recarga da bateria é auxiliada pelo sistema de freios regenerativos, presente desde a primeira versão do Hybrid.

O sistema EV+ reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS e prioriza o uso do motor elétrico para economizar combustível. O painel tem duas telas de 4,2 polegadas configuráveis e o Ecoguide, que ilustra com desenhos de folhas quando se dirige de modo mais sustentável.

Outros recursos já disponíveis no Fusion 2017 são alertas de colisão com frenagem autônoma, de ponto cego e permanência em faixa; assistente de detecção de pedestres, botão giratório no console que substitui a alavanca de câmbio (E-Shifter), cintos traseiros infláveis, estacionamento automático de segunda geração para vagas paralelas e perpendiculares, monitoramento 360 graus, sensor de fadiga e piloto automático adaptativo com função pare e ande. Uma nova grade dianteira com controle ativo, rodas de 18 polegadas e o logotipo Hybrid na tampa do porta-malas identificam externamente a versão.

A lista de equipamentos inclui oito airbags, assistente de partida em rampas, faróis full led com farol alto automático, central multimídia Sync 3, chave presencial, Isofix, monitoramento de pressão dos pneus, partida remota, sensor de chuva e teto solar.

PLANEJAMENTO Desde o lançamento da primeira versão, o Fusion Hybrid vendeu cerca de 1.800 unidades no Brasil. Globalmente a Ford pretende investir mais de R$ 14 bilhões no segmento até 2020. Com isso, a marca promete apresentar 13 carros elétricos, 40% da sua linha.

Por Bruno Freitas, do Portal Vrum

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