Confira 5 mitos e verdades sobre consórcios

carros

Em tempos de crise econômica, apostar em um financiamento se tornou um negócio arriscado para muita gente. Para quem quer comprar um bem, o consórcio se tornou uma opção mais viável, tanto que a venda de cotas cresceu 20% este ano, segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio).

Mesmo com o crescimento, o sistema de consórcio ainda gera muitas dúvidas. Confira cinco mitos e verdades sobre o assunto antes de buscar a compra de uma cota:

1) Para ser contemplado é preciso ter sorte: MITO. O consórcio também permite que o cliente dê lances e concorra com outros consorciados que escolheram a mesma categoria de lance: livre, fixo ou embutido. Já os consorciados que não derem lance continuam a participar do sorteio que acontece mensalmente. Outro fator relevante a ser considerado é: quanto mais saudável forem os grupos formados pela administradora, maior o índice de contemplações.

2) Financiamento é mais vantajoso que consórcio: NEM SEMPRE. Para definir qual a melhor opção é preciso ter em mente o objetivo a ser atingido e o tempo. O consórcio muitas vezes pode ser mais vantajoso, uma vez que dilui as taxas cobradas pelas administradoras nas parcelas mensais.

3) O consorciado é prejudicado se houver reajuste anual do consórcio: MITO. Caso o valor do consórcio seja reajustado durante a vigência do grupo, o valor do crédito aumenta na mesma proporção. Ou seja, se a pessoa comprou uma carta de R$ 10.000 e, depois de 3 anos pagar com reajuste de 0,5%, quando for contemplada ela irá retirar R$ 10.500.

4) Consórcio é um tipo de investimento: VERDADE. Essa modalidade permite que o cliente aumente seu patrimônio caso ele já tenha o dinheiro, podendo fazer um consórcio de mesmo valor e usar metade para dar um lance e ser contemplado mais rápido para comprar um imóvel, alugar e quitar as parcelas mensais com o valor do aluguel. A metade que sobrou pode ser aplicada para render. Outra possibilidade é comprar uma casa com a carta de crédito, utilizar até 10% dela para reformar o imóvel e vender por um valor maior. Além disso, caso o contemplado não retire a carta de crédito após a contemplação, as administradoras aplicam o valor em fundos de investimento, fazendo o montante render.

5) É possível quitar financiamento com consórcio: VERDADE. Ao ser contemplado, o cliente pode optar por usar a carta de crédito para quitar o financiamento. Por ser uma modalidade que não cobra juros e dilui as taxas de administração ao longo do tempo, o consórcio pode ser uma boa opção para acabar com as parcelas de financiamento imobiliário ou automotivo, diminuindo o valor total a ser pago.

Fonte: ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio)

Do Hoje em Dia.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.