Chevrolet Onix tem zero estrela em teste de segurança do Latin NCap

Carro mais vendido do Brasil foi reprovado em proteção para adultos por causa de mau desempenho no teste de colisão lateral, que não é exigido no país. Marca diz que ‘cumpre todos requisitos locais de segurança’.

Chevrolet Onix fica com zero estrelas em teste de colisão

Chevrolet Onix fica com zero estrelas em teste de colisão

Latin NCap, organização independente que avalia a segurança de veículos, divulgou na quinta-feira (11) mais uma rodada de testes de colisão. Carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix foi reprovado pela entidade, ficando com zero estrela.

As principais críticas se referem ao mau desempenho do carro em teste de colisão lateral, que não é obrigatório para a homologação de veículos a serem vendidos no Brasil.

O mau resultado foi observado pelo Latin NCap na proteção para ocupantes adultos, dos bancos dianteiros. A entidade apontou o risco de impacto no peito dos ocupantes nesse tipo de batida.

“O Onix mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura”, disse a entidade.

“O Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas. Considerando esses resultados de testes, o Onix não passaria os requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95)”, completou o Latin NCap.

Na proteção para crianças, o veículo conquistou 3 estrelas (de 5 possíveis).

O hatch é produzido na unidade de Gravataí (RS) e exportado para Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Por que foi reavaliado

Em 2014, o Onix foi avaliado com 3 estrelas para adultos, mas o novo padrão de testes do Latin NCap, com colisão lateral, modificou a nota do hatch. Esse tipo de teste se tornou parte da avaliação da entidade em 2016; antes, só era feito se a montadora pedisse.

Por isso, modelos que já tinham sido avaliados voltaram a ser testados. Mas, até agora, apenas 3 que são vendidos no Brasil foram testados nos novos parâmetros: Peugeot 208 e Fiat Palio, que também tiveram notas rebaixadas por conta do desempenho ruim na colisão lateral.

Em todos os casos, o Latin NCap diz que os veículos teriam melhores resultados se tivessem airbags laterais, que não são exigidos por lei.

A entidade passou a ter critérios mais rígidos também para avaliação de impacto frontal. Mas não repetiu o “crash-test” do Onix neste caso: apenas reavaliou os resultados de 2014. É por isso que, no vídeo acima, aparecem as imagens de carros em cores diferentes: o cinza é o do teste de 2014 e o vermelho, o deste ano, de colisão lateral.

Chevrolet Onix passa por teste de colisão lateral (Foto: Divulgação / Latin NCap)Chevrolet Onix passa por teste de colisão lateral (Foto: Divulgação / Latin NCap)

Chevrolet Onix passa por teste de colisão lateral (Foto: Divulgação / Latin NCap)

O que diz a fabricante

Questionada pelo G1, a General Motors, dona da Chevrolet, disse que o modelo está de acordo com as normas do país.

“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”, respondeu a GM, em comunicado.

(Leia o comunicado na íntegra ao final da reportagem)

Chevrolet Onix recebeu nota zero em teste de colisão do Latin Ncap (Foto: Divulgação / Latin NCap)Chevrolet Onix recebeu nota zero em teste de colisão do Latin Ncap (Foto: Divulgação / Latin NCap)

Chevrolet Onix recebeu nota zero em teste de colisão do Latin Ncap (Foto: Divulgação / Latin NCap)

Proteção infantil

Com 3 estrelas, a proteção para o passageiro infantil foi considerada aceitável pelo Latin NCap. O resultado foi melhor que o de 2014, quando o Onix conquistou duas estrelas nesse quesito.

“Contudo, o modelo apenas oferece um cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira, carecendo de ancoragens Isofix (tipo de fixação para prender cadeirinhas). A porta traseira direita se abriu no teste, expondo as crianças a maiores riscos”, afirmou o Latin NCap.

Associação quer punição

“O Latin NCap está muito desapontado com o resultado do Onix. A GM diz que o Onix é baseado em uma plataforma global. Por que ela é autorizada a oferecer um carro tão abaixo do padrão para venda na América Latina?, criticou o secretário-geral do Latin NCap, Alejandro Furas. “Isso mostra, claramente, por que a regulamentação do (teste de) impacto lateral é tão urgentemente necessária para parar com esse padrão duplo de aceitação.”

A associação de consumidores Proteste, que é parceira do Latin NCap, afirmou que pedirá a retirada do Onix do mercado.

“É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP”, criticou a entidade. “Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM.”

Mais sobre o teste de impacto lateral

Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora quisesse. Agora, ele inclui também bonecos “crianças” e seus devidos suportes.

Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.

Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testa o impacto lateral, dando um resultado total de zero.

Mesmo no teste de impacto frontal, o Latin NCap é mais rígido do que a lei dos principais mercados. Ele é feito com o veículo a 64 km/h, enquanto, na Europa, a velocidade é de 56 km/h. Apenas 40% do carro colide com a barreira nesses dois testes. Nos EUA, a colisão é de 100%, a 48 km/h.

Veja o que diz a Chevrolet sobre as notas do Onix

“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.”

Airbags duplos frontais e freios ABS são obrigatórios em todos os carros novos no Brasil desde 2014.

Kia Rio Sedan também leva zero

Kia Rio Sedan também levou nota zero (Foto: Divulgação / Latin NCap)Kia Rio Sedan também levou nota zero (Foto: Divulgação / Latin NCap)

Kia Rio Sedan também levou nota zero (Foto: Divulgação / Latin NCap)

Na mesma bateria de testes o Latin NCap avaliou o Kia Rio Sedan. Fabricado na Coreia, o modelo que não é vendido no Brasil ficou com nota zero para ocupantes adultos e apenas uma estrela para a de crianças.

Fonte: G1

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