Caixa lança linhas de crédito para socorrer o setor automotivo

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (18) que vai oferecer condições especiais em linhas de crédito para capital de giro e investimento para socorrer a indústria automotiva e o setor de autopeças. O banco também avalia ajudar outros setores.
Segundo a Caixa, as “condições especiais” serão concedidas a empresas que se comprometerem a não demitir funcionários durante a crise atravessada pelo setor automotivo, afirmou a presidente do banco, Miriam Belchior. Ela acrescentou, contudo, que esse compromisso “não é obrigatório, mas é mais um elemento a contribuir para esta travessia”.
“Como a presidente (Dilma Rousseff) tem dito, nós estamos numa travessia, estamos tomando um conjunto de medidas. Medidas de ajuste, mas também medidas de construir as condições de atravessar esse período”, disse Miriam à Reuters. Ela acrescentou que as medidas anunciadas nesta terça são resultado de discussões da indústria automotiva com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O anúncio da Caixa foi feito um dia antes do Banco do Brasil reunir as mesmas entidades do setor automotivo para tratar de medidas de apoio à indústria. No comunicado, o BB afirmou que serão lançadas “ações de apoio e fomento ao setor automotivo e sua cadeia produtiva”, sem dar mais detalhes.
Queda na produção
A produção de veículos do Brasil acumulou queda de 18% de janeiro a julho sobre o mesmo período do ano passado e o número de postos de trabalho ocupados na indústria no mês passado foi quase 10% menor que um ano antes, a 135,7 mil. A Anfavea prevê queda de 17,8% na produção e de 20,8% nas vendas de veículos novos sobre 2014.
Segundo Miriam, o governo orientou o banco a replicar o modelo de apoio ao setor automotivo anunciado nesta terça-feira a outras indústrias, incluindo alimentos, papel e celulose, química, fármacos, eletroeletrônica, energia elétrica, telecomunicações e petróleo e gás. A presidente da Caixa afirmou que os valores que serão desembolsados para os outros setores além do automotivo ainda serão definidos.
Juros para capital de giro
A Caixa afirmou que fornecedores de autopeças terão linhas de crédito para capital de giro e investimento com juros a partir de 0,83% ao mês, prazo de 60 meses e carência de até seis meses.
O presidente da Anfavea, Luiz Moan, afirmou em comunicado que a ação da Caixa “tem grande potencial para impulsionar o mercado e auxiliar a indústria automobilística a superar as complexidades do panorama atual”, mas não deu detalhes.
Segundo a Caixa, o banco também oferece linhas de crédito para renovação de frota de transporte público e financiamento para máquinas e equipamentos novos e usados com juros a partir de 1,5% ao mês mais variação da Taxa Referencial com carência de até 6 meses e prazos de até 60 meses.
Do G1.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.