BMW confirma início de produção no Brasil

bmw

De Automotive Business

 
O Grupo BMW confirmou para o dia 30 deste mês o início das operações de sua primeira fábrica no Brasil, localizada em Araquari (SC), cuja inauguração oficial está marcada para 9 de outubro. A confirmação veio após o recebimento da licença ambiental de operação (LAO), que atesta que a unidade cumpre todos os requisitos ambientais previstos em Lei para a atividade de fabricação e montagem de veículos, emitida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), órgão vinculado ao governo de Santa Catarina e entregue na terça-feira, 15, para a BMW.
O documento foi recebido pelo vice-presidente sênior do Grupo BMW no Brasil, Gerald Degen, pelas mãos do presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, em visita à fábrica, que iniciará suas operações com a produção do Série 3.
“Com a obtenção da licença ambiental de operação, estamos autorizados a iniciar as operações na fábrica conforme o cronograma planejado. Sem dúvida, estamos muito empolgados com mais esta conquista, que reflete o esforço do Grupo BMW do Brasil na aplicação das melhores práticas ambientais no projeto desta fábrica”, afirma Degen.
Para obter a LAO, a empresa passou por um processo rigoroso de planejamento ambiental. Primeiro, era necessário obter a Licença Ambiental Prévia (LAP), que aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, mas ainda não autoriza o início das obras. Em seguida, solicita-se a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que exige que a construção seja realizada seguindo o compromisso acordado com o órgão, a fim de evitar, minimizar e compensar os impactos ambientais causados. Só após esses dois processos, que são verificados pelas autoridades responsáveis, é possível requerer a Licença Ambiental de Operação (LAO), que não tem caráter definitivo: deverá ser renovada periodicamente, de acordo com os resultados dos programas ambientais introduzidos na operação.
A BMW prevê finalizar a obra daqui a um ano, em setembro de 2015, quando a unidade produtiva terá suas atividades de soldagem e pintura operando.
“Esse marco nos dá a motivação necessária para dar continuidade ao projeto e finalizá-lo de maneira bem sucedida no próximo ano”, finaliza Gerald.
Com uma área construída de quase 500 mil metros quadrados, a nova fábrica da BMW no Brasil é a 29ª unidade fabril da empresa no mundo. Sua infraestrutura contemplará as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Sua capacidade será de 32 mil veículos por ano, a princípio para os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e o Mini Countryman. No total, seus investimentos somam R$ 600 milhões.
Fonte: ABLA

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.