Belo Horizonte para e reflete sobre a gestão de Frotas

parar

 
Próximo encontro do PARAR acontecerá em Salvador
 
O estado de Minas Gerais pode ser considerado um microcosmo de tudo que acontece na gestão de frotas do Brasil. Proporcionalmente, Minas tem números muito parecidos à média nacional em relação às frotas e acidentes de trânsito.
 
Enquanto a média nacional de veículos por habitante é de 0,36, Minas Gerais registra 0,34 veículos por pessoa. Da mesma forma, a taxa de óbitos por cem mil habitantes do Estado (22,2) é bastante similar aos dados do país como um todo (22,4), segundo dados do DENATRAN.
 
Assim, é natural que os gestores de frotas e órgãos de segurança no trânsito dediquem bastante atenção ao Estado. E, com tanta relevância no cenário nacional, era mais que necessário que o PARAR repetisse a visita que feita à cidade no ano passado.
 
Infelizmente, o cenário de Belo Horizonte também revela similaridades com outro dado nacional. Entre 2005 e 2011, tanto a cidade quanto o país registraram um aumento de cerca de 20% no total de vítimas de trânsito. Por isso, o PARAR levou a Belo Horizonte uma série de palestras que buscaram desde a profissionalização do setor até a implantação de uma cultura de segurança nas empresas.
 
Este conteúdo teórico esteve sempre aliado a uma série de orientações práticas – como a palestra de Diogo Ilha (Ouro Verde & portal Superfrotas) sobre Gestão integrada de Frotas, ou mesmo a fala de Maria Baldin (ALD Automotive Brasil) abordando a criação de uma política de frotas.
 
De acordo com Reinaldo Rodrigues, gestor de transporte na San Marino Locação de Veículos, um dos pontos altos do evento foi a ênfase na criação de uma política de frotas, tema abordado em diversas palestras. “No momento, a minha empresa não tem uma política de frotas. (…) Temos 30 anos de empresa e nunca fizemos uma reunião nacional com os coordenadores. E time que não treina, já viu…” conta Rodrigues, que viajou de Brasília à Belo Horizonte para participar do evento.
 
Muito importante destacar também a participação de palestrantes da ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, do IBGPAT – Instituto Brasileiro de Gestão em Prevenção em Acidentes do Trabalho e do SINDLOC – Sindicato das Locadoras de Veículos. Estes organismos, assim como os novos patrocinadores, têm nos dado um apoio institucional muito importante.
 
Próxima parada: Nordeste
No próximo dia 23 de setembro, a 15ª edição do Fórum PARAR chegará a Salvador. O evento acontece no Pestana Bahia Hotel e é uma ótima chance de reunir os gestores de frota da região em torno da melhoria do trânsito no nordeste. Salvador aumentou em quase 120% suas vítimas de trânsito entre 2001 e 2011. Vale a reflexão: o que os gestores de frota podem fazer para reverter estas estatísticas?
 
TABELA
 
Serviço:
PARAR Salvador – 15ª edição
Evento para Gestores de Frotas Leves
Data: 23 de setembro de 2014
Local: Hotel Pestana (Rua Fonte do Boi, 216, Rio Vermelho, Salvador, BA)
Horário: 8h às 17h
Valor: R$ 180,00
Mais informações: [email protected] e (43) 3315-9588
www.portalparar.com.br/agenda
 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.