Apenas 5% dos veículos não emitem gases de efeito estufa

Apesar de existir uma série de campanhas e incentivos para evitar o lançamento de poluentes na atmosfera, 94,7% dos veículos vendidos em todo o mundo emitem gases de efeito estufa (GEE), enquanto apenas 4,9% são híbridos (com baixo nível de emissões) e 0,4% são elétricos (zero emissão).
Estes dados foram divulgados durante o Workshop Plano Nacional de Energias Renováveis, realizado esta semana na Câmara dos Deputados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Atualmente, as montadoras tentam cumprir acordos internacionais para conter as mudanças climáticas e promover tecnologias limpas. Entre 2010 e 2015, 2.137 automóveis leves híbridos foram emplacados no Brasil (representam menos de 1% da frota nacional). Mas a previsão é de crescimento, já que a Empresa de Pesquisas Energéticas prevê que estes modelos irão representar 1,5% em 2025 e 60% em 2050.
Para a ABVE, é preciso que haja uma política pública de incentivo às tecnologias limpas para que isso aconteça. Entre os pleitos da associação estão a regulação da venda do combustível energia, a aprovação de infraestrutura para recarga para elétricos e a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
“A redução do IPI possibilitaria a popularização dos produtos e o crescimento do consumo, ou seja, é uma forma de estimular o mercado do veículo elétrico”, diz Ricardo Guggisberg, presidente da entidade.
Fonte: Via Certa
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.