0km x Seminovo: veja opções para fazer um bom negócio

Se você está achando o preço dos carros zero-quilômetro muito salgados, ainda mais com a alta recente do IPI, os seminovos podem ser uma opção interessante. Considerando os automóveis fabricados de 2012 para cá, muitos ainda estão na garantia e são, dependendo do modelo, mais de 30% mais em conta que um novo da mesma versão.
Nesse cenário, com o mesmo dinheiro que você compraria um carro zero-quilômetro daria para adquirir opções maiores, mais potentes e mais equipadas, muitas vezes com baixa quilometragem, abaixo dos 50 mil rodados. Vale lembrar que comprar um usado, mesmo pouco rodado, exige paciência e cuidados para não ter dor de cabeça mais tarde com problemas mecânicos ou de documentação.
Outro aspecto a ser levado em conta é o financiamento, pois as taxas de juros e exigências dos bancos são maiores para a aquisição de um veículo usado na comparação com um zero.
Portanto, se você pensa em comprar um seminovo, saiba que fechar negócio à vista ou com uma entrada polpuda vale mais a pena. Pensando nisso, separamos para você uma opção de carro zero e outra de seminovo em três faixas de preço diferentes para dar uma ideia das possibilidades. Confira e tome a sua decisão.
Faixa de R$ 30 mil
Zero-quilômetro: Volkswagen up! Take up! 1.0 de 2 portas – R$ 29.990
O up! é um hatch compacto moderno e de baixo consumo, graças ao esperto motor 1.0 flex de três cilindros e 82 cv. Bom de dirigir, ele tem porta-malas de 285 litros, capacidade igual à do Gol, e o espaço no banco traseiro é um pouco apertado, embora seja homologado para até três pessoas. O carro conta com ganchos Isofix para a fixação rápida e segura de cadeirinhas infantis, mas a lista de itens de série da versão de entrada é espartana: banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica da tampa do porta-malas, partida a frio do motor sem tanquinho e faróis com máscara negra. O câmbio dessa versão é sempre manual de cinco marchas, mas há a opção de câmbio automatizado nas demais.
Seminovo: Volkswagen Polo Sedan 1.6 2012 – R$ 30 mil (com 47.000 km rodados)
Pelo mesmo preço do up! básico zero, dá para colocar na garagem um Polo Sedan de entrada, que traz motor mais potente (1.6 flex de 104 cv contra 1.0 de 82 cv), porta-malas maior (452 contra 285 litros) e muito mais itens de conforto, tais como ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, sensores de estacionamento traseiros, som com USB e volante com regulagem de altura. O modelo que pesquisamos também traz câmbio manual de cinco marchas. O porém é que esse Polo não exibe a recente (e discreta) reestilização que o modelo recebeu, sem contar que o compacto premium da Volks é cotadíssimo para sair de linha em breve. Um zero está na faixa de R$ 51 mil.
Faixa de R$ 40 mil
Zero-quilômetro: Ford Ka+ SE 1.0 – R$ 40.390
Recém-chegada ao mercado, a versão sedã do Ka oferece bom custo-benefício na configuração mais barata, equipada com o motor 1.0 mais potente do mercado: no caso, um tricilíndrico bicombustível de 85 cv. Além disso, o Ka+ “básico” oferece de série direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, volante com ajuste de altura, abertura das portas a distância e sistema de som com Bluetooth. O porta-malas leva até 445 litros e a transmissão é manual de cinco velocidades. O espaço no banco traseiro é bom para levar três pessoas.
Seminovo: Renault Fluence 2.0 Dynamique 2012 Automático – R$ 40 mil (com 39.000 km rodados)
É verdade que o Ka+ é bem equipado e tem desempenho bacana e baixo consumo com seu motor 1.0 de três cilindros. Mas que tal levar para casa, pagando a mesma coisa, um sedã bem mais potente, com direito a câmbio automático e motor 2.0 flex de 143 cv. A suspensão é confortável na medida, cabem 530 litros no porta-malas e a cabine bem acabada inclui equipamentos como ar-condicionado, direção elétrica, piloto automático, computador de bordo, acendimento automático dos faróis, sensores de chuva e de estacionamento e rodas de liga leve. Recentemente reestilizado, o Fluence manteve a base mecânica e um novo custa a partir de R$ 68.290.
Faixa de R$ 50 mil
Zero-quilômetro: Fiat Idea Attractive 1.4 – R$ 49.680
Na faixa dos R$ 50 mil, a versão de entrada da Idea é uma alternativa interessante para quem busca um carro para a família. Ele é pequeno por fora e grande por dentro graças à altura elevada da carroceria da minivan. A configuração Attractive é equipada com motor 1.4 flex de 81 cv e câmbio manual de cinco marchas. A cabine tem direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, travas e vidros elétricos. Alarme e som são opcionais e o porta-malas leva até 380 litros de bagagem.
Seminovo: Chevrolet Cruze LT 1.8 2012 Manual – R$ 50 mil (com 38.303 km rodados)
Está certo: o Cruze não tem o mesmo jeito de carro da família que a Idea, mas conta com porta-malas mais espaçoso (450 contra 380 litros) e mais conforto no banco traseiro. Também é verdade que o Cruze seminovo é, em média, bem mais caro que o Renault Fluence, que citamos acima, mas vale lembrar que o sedã da Chevrolet tem menor desvalorização por ser um dos mais vendidos da categoria, logo atrás de Toyota Corolla e Honda Civic – portanto, é garantia de bom negócio na hora da revenda. A versão LT tem central multimídia com tela sensível ao toque, trio elétrico, alarme, piloto automático e muito mais. Vale destacar que o Chevrolet acabou de receber uma reestilização e, zero-quilômetro, sai a partir de R$ 75.020.
Por Alessandra Reis, do iCarros.

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